De acordo com a Associação de Construtores e Comerciantes de Automóveis (SMMT), a produção diminuiu 11,9% nos primeiros seis meses do ano, para 417.232 unidades. O presidente-executivo da SMMT, Mike Hawes, descreveu o período como "o pior primeiro semestre desde 1953", se excluirmos o ano de 2020. A principal causa foi a incerteza gerada pelo aumento das tarifas sobre a importação de veículos britânicos para os EUA, o segundo maior mercado de exportação do setor, que chegaram a atingir 27,5% no final de março. Hawes classificou esta taxa como "punitiva para muitos fabricantes de pequeno volume e alto valor". Embora o acordo posterior, que reduziu as tarifas para 10%, tenha sido considerado um "triunfo diplomático", o impacto negativo já se tinha feito sentir. A indústria automóvel britânica atingiu "o ponto mais baixo", segundo Hawes, que aponta para uma revisão em baixa da produção total para 2025, de 818 mil para 755 mil veículos. A recuperação para níveis prévios à crise, acima de um milhão de unidades, não é esperada antes de 2030.
Produção automóvel britânica regista queda recorde devido a incerteza tarifária
A incerteza em torno das tarifas comerciais dos EUA contribuiu para uma queda recorde na produção de veículos no Reino Unido durante o primeiro semestre de 2025. O desempenho foi o pior desde 1953, excluindo o período da pandemia, evidenciando a vulnerabilidade do setor às perturbações no comércio internacional.



Artigos
5
No âmbito do Dia Mundial do Ovo, celebrado a 10 de outubro, e coincidindo com o Dia Mundial do Voluntariado da Elanco que foi realizado no dia 9 de outubro, o Grupo CAC e a Elanco colaboraram numa iniciativa solidária que visa reforçar a segurança alimentar em Portugal, doando 6.000 ovos ao Banco Alimentar. Esta […]

Mais de metade dos portugueses pretende comprar produtos alimentares típicos da quadra e prevê gastar 150 euros. O Natal continua a ser um momento em que a alimentação assume um papel central no orçamento das famílias portuguesas. De acordo com a 17.ª edição do estudo “Compras de Natal”, realizado pelo IPAM, 52% dos consumidores planeia […] Fonte: PT Jornal

A CEVA Logistics assinou um acordo para adquirir 100% do Fagioli Group, reforçando de forma decisiva as suas capacidades em heavy lift e project logistics. A operação enquadra-se numa sequência de aquisições recentes que evidenciam a estratégia da CEVA (integrada no grupo CMA CGM) de crescimento seletivo em geografias e serviços de elevado valor acrescentado. […] O conteúdo CEVA Logistics reforça project cargo com aquisição do Fagioli Group aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O preço do ouro atingiu esta segunda-feira 4.383,76 dólares por onça, batendo o recorde de outubro, com os investidores a anteciparem novas descidas das taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA (Fed) no próximo ano. Uma série de dados publicados na semana passada revelou um enfraquecimento do mercado de trabalho norte-americano e uma desaceleração […] O conteúdo Preço do ouro não para de bater recordes aparece primeiro em BOM DIA.







