De acordo com a Associação de Construtores e Comerciantes de Automóveis (SMMT), a produção diminuiu 11,9% nos primeiros seis meses do ano, para 417.232 unidades. O presidente-executivo da SMMT, Mike Hawes, descreveu o período como "o pior primeiro semestre desde 1953", se excluirmos o ano de 2020. A principal causa foi a incerteza gerada pelo aumento das tarifas sobre a importação de veículos britânicos para os EUA, o segundo maior mercado de exportação do setor, que chegaram a atingir 27,5% no final de março. Hawes classificou esta taxa como "punitiva para muitos fabricantes de pequeno volume e alto valor". Embora o acordo posterior, que reduziu as tarifas para 10%, tenha sido considerado um "triunfo diplomático", o impacto negativo já se tinha feito sentir. A indústria automóvel britânica atingiu "o ponto mais baixo", segundo Hawes, que aponta para uma revisão em baixa da produção total para 2025, de 818 mil para 755 mil veículos. A recuperação para níveis prévios à crise, acima de um milhão de unidades, não é esperada antes de 2030.
Produção automóvel britânica regista queda recorde devido a incerteza tarifária
A incerteza em torno das tarifas comerciais dos EUA contribuiu para uma queda recorde na produção de veículos no Reino Unido durante o primeiro semestre de 2025. O desempenho foi o pior desde 1953, excluindo o período da pandemia, evidenciando a vulnerabilidade do setor às perturbações no comércio internacional.



Artigos
5Economia
Ver mais
O Presidente da CCDR Algarve, I.P., José Apolinário, participou ontem na sessão de abertura da Algarve Tech Hub Summit, que decorre até

No próximo dia 21 de novembro, a ERSAR, através da sua Academia, vai estar na AHETA, em Albufeira, com uma ação de sensibilização destinada às

Na passada quinta-feira, a Skims anunciou a nomeação de Dawn Vitale para o cargo de diretora de Merchandising da marca norte-americana de roupa modeladora.

A marca de moda de luxo americana Carolina Herrera anunciou uma série de novas contratações para cargos de direção, abrangendo as áreas de marketing, comunicação e relações com celebridades e influencers.







