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Economia July 27, 2025

Produção automóvel britânica regista queda recorde devido a incerteza tarifária

A incerteza em torno das tarifas comerciais dos EUA contribuiu para uma queda recorde na produção de veículos no Reino Unido durante o primeiro semestre de 2025. O desempenho foi o pior desde 1953, excluindo o período da pandemia, evidenciando a vulnerabilidade do setor às perturbações no comércio internacional.

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De acordo com a Associação de Construtores e Comerciantes de Automóveis (SMMT), a produção diminuiu 11,9% nos primeiros seis meses do ano, para 417.232 unidades. O presidente-executivo da SMMT, Mike Hawes, descreveu o período como "o pior primeiro semestre desde 1953", se excluirmos o ano de 2020. A principal causa foi a incerteza gerada pelo aumento das tarifas sobre a importação de veículos britânicos para os EUA, o segundo maior mercado de exportação do setor, que chegaram a atingir 27,5% no final de março. Hawes classificou esta taxa como "punitiva para muitos fabricantes de pequeno volume e alto valor". Embora o acordo posterior, que reduziu as tarifas para 10%, tenha sido considerado um "triunfo diplomático", o impacto negativo já se tinha feito sentir. A indústria automóvel britânica atingiu "o ponto mais baixo", segundo Hawes, que aponta para uma revisão em baixa da produção total para 2025, de 818 mil para 755 mil veículos. A recuperação para níveis prévios à crise, acima de um milhão de unidades, não é esperada antes de 2030.

ai briefingEm resumo
A indústria automóvel britânica atingiu um ponto crítico devido a uma confluência de fatores, incluindo a transição para veículos elétricos e as pressões comerciais. A estabilização das tarifas com os EUA oferece algum alívio, mas a recuperação do setor será um desafio a longo prazo.

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