menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 27, 2025

EUA e China retomam negociações comerciais em Estocolmo

Os Estados Unidos e a China vão realizar uma nova ronda de negociações comerciais no início da próxima semana, em Estocolmo. Este encontro surge após uma trégua de 90 dias e visa discutir questões de interesse comum, como o excesso de capacidade industrial da China e a compra de petróleo a países sob sanções.

News ImageNews ImageNews Image

O secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, anunciou que estará em Estocolmo para trabalhar no que "provavelmente será uma prorrogação" da atual trégua comercial, que termina a 12 de agosto. Bessent afirmou que, após os acordos recentes, "o comércio está numa situação muito positiva" e que se alcançou "um novo nível de cooperação construtiva com a China". A agenda da reunião incluirá temas como o excesso de capacidade industrial chinesa, que segundo Washington concentra "cerca de 30% da indústria transformadora global e das exportações, o que é insustentável". Os EUA pretendem também abordar as compras de petróleo russo pela China e exigir maior controlo sobre os precursores químicos usados na produção de fentanil. Do lado chinês, a expectativa é que se insista no acesso a tecnologias avançadas, como os semicondutores. A notícia da reunião surge num contexto de abrandamento económico na China, com os lucros das principais empresas industriais a caírem 1,8% na primeira metade do ano, devido a uma "procura efetiva ainda insuficiente".

ai briefingEm resumo
A retoma do diálogo entre as duas maiores economias mundiais é um desenvolvimento significativo, embora as expectativas de um acordo abrangente permaneçam moderadas. A reunião será crucial para determinar se a atual "cooperação construtiva" pode ser prolongada.

Artigos

5

Economia

Ver mais
News Image

O Tomate foi o produto alimentar que mais aumentou na última semana

A DECO PROteste faz semanalmente uma análise ao preço do cabaz de Produtos Alimentares Essenciais. O preço do cabaz alimentar aumentou 1,01 euros (mais 0,42%) na última semana, para 240,65 euros.  Entre 30 de julho e 6 de agosto de 2025, o produto com maior aumento no cabaz alimentar da DECO foi o tomate que sofreu um aumento de + 0,36 € (+18%). Esta semana os ovos continuam no topo da tabela e é produto alimentar cujo preço mais aumentou desde o início do ano, com uma subida de 0,45 cêntimos (mais 28%). TOP…

Source LogoJornal de Mafra
categoryVer categoria completa
Close