menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 27, 2025

UE alerta para grave desequilíbrio comercial com a China e ameaça com contramedidas

Na véspera de uma cimeira crucial, a União Europeia alertou a China para o "grave desequilíbrio" na relação comercial bilateral, que atingiu um défice de 305 mil milhões de euros para o lado europeu em 2024. Bruxelas exige maior acesso ao mercado chinês e avisa que tomará "medidas proporcionais" para proteger os seus interesses se não houver progressos concretos.

News ImageNews ImageNews Image

A Câmara de Comércio da União Europeia na China manifestou a esperança de que a liderança europeia aborde na cimeira as "distorções sistémicas persistentes" e o "excesso de capacidade industrial" da China, que agravam as desigualdades no acesso ao mercado. As empresas europeias queixam-se de "barreiras regulatórias", "requisitos crescentes de localização" que dificultam a participação em concursos públicos, e dos recentes controlos chineses à exportação de terras raras. Um estudo do Instituto Económico Alemão aponta que a subvalorização do yuan contribui para o aprofundamento do défice comercial, tornando os fornecedores chineses "demasiado atraentes" em termos de custos. A Comissão Europeia afirmou que, embora esteja disposta a "participar num diálogo construtivo", adotará medidas "em conformidade com o direito internacional para proteger os seus legítimos interesses" se não houver avanços em setores prioritários como a carne, cosméticos e produtos farmacêuticos.

ai briefingEm resumo
A relação comercial entre a UE e a China atingiu um ponto crítico. Enquanto a UE procura um diálogo construtivo, a paciência com os desequilíbrios estruturais está a esgotar-se, aumentando a probabilidade de medidas protecionistas caso Pequim não responda às preocupações europeias.

Artigos

5

Economia

Ver mais
News Image

O Tomate foi o produto alimentar que mais aumentou na última semana

A DECO PROteste faz semanalmente uma análise ao preço do cabaz de Produtos Alimentares Essenciais. O preço do cabaz alimentar aumentou 1,01 euros (mais 0,42%) na última semana, para 240,65 euros.  Entre 30 de julho e 6 de agosto de 2025, o produto com maior aumento no cabaz alimentar da DECO foi o tomate que sofreu um aumento de + 0,36 € (+18%). Esta semana os ovos continuam no topo da tabela e é produto alimentar cujo preço mais aumentou desde o início do ano, com uma subida de 0,45 cêntimos (mais 28%). TOP…

Source LogoJornal de Mafra
categoryVer categoria completa
Close