A Câmara de Comércio da União Europeia na China manifestou a esperança de que a liderança europeia aborde na cimeira as "distorções sistémicas persistentes" e o "excesso de capacidade industrial" da China, que agravam as desigualdades no acesso ao mercado. As empresas europeias queixam-se de "barreiras regulatórias", "requisitos crescentes de localização" que dificultam a participação em concursos públicos, e dos recentes controlos chineses à exportação de terras raras. Um estudo do Instituto Económico Alemão aponta que a subvalorização do yuan contribui para o aprofundamento do défice comercial, tornando os fornecedores chineses "demasiado atraentes" em termos de custos. A Comissão Europeia afirmou que, embora esteja disposta a "participar num diálogo construtivo", adotará medidas "em conformidade com o direito internacional para proteger os seus legítimos interesses" se não houver avanços em setores prioritários como a carne, cosméticos e produtos farmacêuticos.
UE alerta para grave desequilíbrio comercial com a China e ameaça com contramedidas
Na véspera de uma cimeira crucial, a União Europeia alertou a China para o "grave desequilíbrio" na relação comercial bilateral, que atingiu um défice de 305 mil milhões de euros para o lado europeu em 2024. Bruxelas exige maior acesso ao mercado chinês e avisa que tomará "medidas proporcionais" para proteger os seus interesses se não houver progressos concretos.



Artigos
5
No âmbito do Dia Mundial do Ovo, celebrado a 10 de outubro, e coincidindo com o Dia Mundial do Voluntariado da Elanco que foi realizado no dia 9 de outubro, o Grupo CAC e a Elanco colaboraram numa iniciativa solidária que visa reforçar a segurança alimentar em Portugal, doando 6.000 ovos ao Banco Alimentar. Esta […]

Mais de metade dos portugueses pretende comprar produtos alimentares típicos da quadra e prevê gastar 150 euros. O Natal continua a ser um momento em que a alimentação assume um papel central no orçamento das famílias portuguesas. De acordo com a 17.ª edição do estudo “Compras de Natal”, realizado pelo IPAM, 52% dos consumidores planeia […] Fonte: PT Jornal

A CEVA Logistics assinou um acordo para adquirir 100% do Fagioli Group, reforçando de forma decisiva as suas capacidades em heavy lift e project logistics. A operação enquadra-se numa sequência de aquisições recentes que evidenciam a estratégia da CEVA (integrada no grupo CMA CGM) de crescimento seletivo em geografias e serviços de elevado valor acrescentado. […] O conteúdo CEVA Logistics reforça project cargo com aquisição do Fagioli Group aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

O preço do ouro atingiu esta segunda-feira 4.383,76 dólares por onça, batendo o recorde de outubro, com os investidores a anteciparem novas descidas das taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA (Fed) no próximo ano. Uma série de dados publicados na semana passada revelou um enfraquecimento do mercado de trabalho norte-americano e uma desaceleração […] O conteúdo Preço do ouro não para de bater recordes aparece primeiro em BOM DIA.







