menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 27, 2025

Ameaça de tarifas de 50% sobre o Brasil preocupa setores económicos nos EUA

A ameaça da administração Trump de impor sobretaxas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1 de agosto está a gerar apreensão em setores económicos dos EUA. Empresas americanas dependentes de importações como café, sumo de laranja e petróleo tentam pressionar por uma solução negociada para evitar o impacto das tarifas.

News ImageNews ImageNews Image

A Câmara de Comércio americana alertou que a tarifa proposta "afetaria produtos essenciais às cadeias produtivas e aos consumidores norte-americanos", elevando custos e reduzindo a competitividade. Empresas como a Johanna Foods e a Johanna Beverages, que distribuem sumo de laranja, já recorreram ao Tribunal de Comércio Internacional para anular a medida. O Brasil representa entre 65% a 70% das importações de sumo de laranja dos EUA e é o maior fornecedor de café. A gigante industrial brasileira Weg está a avaliar a possibilidade de usar a sua fábrica em Santo Tirso, Portugal, para contornar as tarifas, um plano que, segundo o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, Otacílio Soares da Silva Filho, evidencia a urgência de uma reaproximação entre o Mercosul e a UE. O governo brasileiro tenta manter as negociações no campo comercial, apesar de Trump ter vinculado as tarifas a questões políticas, o que foi classificado por Lula da Silva como uma "tentativa de interferência e ataque à soberania do Brasil".

ai briefingEm resumo
A política de tarifas dos EUA estende-se à América Latina, com o Brasil a enfrentar a perspetiva de taxas punitivas. A mobilização de setores empresariais americanos poderá ser crucial para forçar uma negociação e evitar uma disrupção significativa nas cadeias de abastecimento.

Artigos

5

Economia

Ver mais
News Image

O Tomate foi o produto alimentar que mais aumentou na última semana

A DECO PROteste faz semanalmente uma análise ao preço do cabaz de Produtos Alimentares Essenciais. O preço do cabaz alimentar aumentou 1,01 euros (mais 0,42%) na última semana, para 240,65 euros.  Entre 30 de julho e 6 de agosto de 2025, o produto com maior aumento no cabaz alimentar da DECO foi o tomate que sofreu um aumento de + 0,36 € (+18%). Esta semana os ovos continuam no topo da tabela e é produto alimentar cujo preço mais aumentou desde o início do ano, com uma subida de 0,45 cêntimos (mais 28%). TOP…

Source LogoJornal de Mafra
categoryVer categoria completa
Close