Desde março, dezenas de grupos farmacêuticos, incluindo gigantes como Johnson & Johnson, Novartis, Roche e Biogen, anunciaram planos de expansão em território norte-americano. A Johnson & Johnson revelou investimentos de mais de 55 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos, um aumento de 25%. A suíça Novartis confirmou um plano de 23 mil milhões de dólares para garantir que "todos os principais medicamentos da Novartis para doentes americanos sejam produzidos nos Estados Unidos". O mercado norte-americano é crucial para a indústria europeia, representando mais de 120 mil milhões de euros em exportações de medicamentos em 2024, segundo o Eurostat. Para Portugal, as vendas farmacêuticas para os EUA superam 1,2 mil milhões de euros anuais, sendo o principal negócio nacional nesse mercado. Alexander Natz, secretário-geral da Confederação Europeia de Empreendedores Farmacêuticos (EUCOPE), considera que estes anúncios mostram que as empresas estão a levar a sério a ameaça de Trump, que deu um prazo de "um ano, um ano e meio" para que os investimentos fossem feitos.
Ameaça de tarifas de 200% força farmacêuticas europeias a investir nos EUA
A ameaça de tarifas comerciais de até 200% sobre medicamentos importados está a levar as grandes empresas farmacêuticas europeias a acelerar os seus investimentos nos Estados Unidos. A medida visa proteger o acesso ao maior mercado farmacêutico do mundo, num claro exemplo de como a política protecionista de Washington está a reconfigurar as cadeias de valor globais.



Artigos
5Economia
Ver mais
O Presidente da CCDR Algarve, I.P., José Apolinário, participou ontem na sessão de abertura da Algarve Tech Hub Summit, que decorre até

No próximo dia 21 de novembro, a ERSAR, através da sua Academia, vai estar na AHETA, em Albufeira, com uma ação de sensibilização destinada às

Na passada quinta-feira, a Skims anunciou a nomeação de Dawn Vitale para o cargo de diretora de Merchandising da marca norte-americana de roupa modeladora.

A marca de moda de luxo americana Carolina Herrera anunciou uma série de novas contratações para cargos de direção, abrangendo as áreas de marketing, comunicação e relações com celebridades e influencers.







