menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 27, 2025

Ameaça de tarifas de 200% força farmacêuticas europeias a investir nos EUA

A ameaça de tarifas comerciais de até 200% sobre medicamentos importados está a levar as grandes empresas farmacêuticas europeias a acelerar os seus investimentos nos Estados Unidos. A medida visa proteger o acesso ao maior mercado farmacêutico do mundo, num claro exemplo de como a política protecionista de Washington está a reconfigurar as cadeias de valor globais.

News ImageNews ImageNews Image

Desde março, dezenas de grupos farmacêuticos, incluindo gigantes como Johnson & Johnson, Novartis, Roche e Biogen, anunciaram planos de expansão em território norte-americano. A Johnson & Johnson revelou investimentos de mais de 55 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos, um aumento de 25%. A suíça Novartis confirmou um plano de 23 mil milhões de dólares para garantir que "todos os principais medicamentos da Novartis para doentes americanos sejam produzidos nos Estados Unidos". O mercado norte-americano é crucial para a indústria europeia, representando mais de 120 mil milhões de euros em exportações de medicamentos em 2024, segundo o Eurostat. Para Portugal, as vendas farmacêuticas para os EUA superam 1,2 mil milhões de euros anuais, sendo o principal negócio nacional nesse mercado. Alexander Natz, secretário-geral da Confederação Europeia de Empreendedores Farmacêuticos (EUCOPE), considera que estes anúncios mostram que as empresas estão a levar a sério a ameaça de Trump, que deu um prazo de "um ano, um ano e meio" para que os investimentos fossem feitos.

ai briefingEm resumo
A indústria farmacêutica europeia está a ceder à pressão tarifária dos EUA, deslocando investimentos significativos para território americano. Esta tendência levanta questões sobre a competitividade industrial da Europa e a segurança do abastecimento de medicamentos a longo prazo.

Artigos

5

Economia

Ver mais
News Image

O Tomate foi o produto alimentar que mais aumentou na última semana

A DECO PROteste faz semanalmente uma análise ao preço do cabaz de Produtos Alimentares Essenciais. O preço do cabaz alimentar aumentou 1,01 euros (mais 0,42%) na última semana, para 240,65 euros.  Entre 30 de julho e 6 de agosto de 2025, o produto com maior aumento no cabaz alimentar da DECO foi o tomate que sofreu um aumento de + 0,36 € (+18%). Esta semana os ovos continuam no topo da tabela e é produto alimentar cujo preço mais aumentou desde o início do ano, com uma subida de 0,45 cêntimos (mais 28%). TOP…

Source LogoJornal de Mafra
categoryVer categoria completa
Close