menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 27, 2025

Trump reafirma estratégia comercial e fecha acordos com Filipinas e Indonésia

O Presidente Donald Trump reafirmou a sua política comercial, declarando que só reduzirá tarifas se os países parceiros "abrirem os mercados aos Estados Unidos", ameaçando com "tarifas muito mais elevadas" caso contrário. Esta abordagem resultou em novos acordos com as Filipinas e a Indonésia, que aceitaram taxas de 19% para evitar tarifas mais penalizadoras.

News ImageNews ImageNews Image

Na sua rede social Truth Social, Trump declarou: "Abdicarei sempre de pontos tarifários se conseguir que os grandes países abram os mercados aos Estados Unidos. Outro grande poder das tarifas. Sem elas, seria impossível conseguir que os países se abrissem". Esta filosofia pragmática esteve na base dos acordos anunciados com os dois países do Sudeste Asiático. No caso das Filipinas, a tarifa foi reduzida de uma ameaça de 20% para 19%, com Manila a concordar em abrir o seu mercado a produtos americanos sem tarifas. Com a Indonésia, a taxa também foi fixada em 19%, abaixo dos 32% inicialmente previstos. O acordo com Jacarta prevê ainda a isenção de impostos sobre quase todos os produtos norte-americanos e o levantamento de restrições à exportação de minerais. Estes pactos juntam-se aos já alcançados com o Reino Unido, Vietname e Japão, demonstrando a contínua reconfiguração das relações comerciais dos EUA sob a atual administração, que procura reduzir o seu "grande défice comercial".

ai briefingEm resumo
A estratégia de negociação bilateral de Trump continua a dar frutos, com mais países a optarem por acordos que, embora imponham tarifas, são vistos como um mal menor. Esta abordagem fragmentada está a redesenhar o mapa do comércio global, com implicações distintas para cada parceiro comercial dos EUA.

Artigos

5

Economia

Ver mais
News Image

O Tomate foi o produto alimentar que mais aumentou na última semana

A DECO PROteste faz semanalmente uma análise ao preço do cabaz de Produtos Alimentares Essenciais. O preço do cabaz alimentar aumentou 1,01 euros (mais 0,42%) na última semana, para 240,65 euros.  Entre 30 de julho e 6 de agosto de 2025, o produto com maior aumento no cabaz alimentar da DECO foi o tomate que sofreu um aumento de + 0,36 € (+18%). Esta semana os ovos continuam no topo da tabela e é produto alimentar cujo preço mais aumentou desde o início do ano, com uma subida de 0,45 cêntimos (mais 28%). TOP…

Source LogoJornal de Mafra
categoryVer categoria completa
Close