menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 29, 2025

China e EUA Procuram Prolongar Trégua Tarifária em Negociações Cruciais

Enquanto a União Europeia selava um acordo com os Estados Unidos, decorriam em Estocolmo negociações de alto nível entre Washington e Pequim para prolongar a trégua comercial entre as duas maiores economias do mundo. As conversações visam estender a pausa de 90 dias acordada em maio, que expira a 12 de agosto e que pôs fim a represálias que levaram a sobretaxas de até 145% sobre produtos chineses.

News ImageNews ImageNews Image

A reunião juntou o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, num momento decisivo para a política comercial de Donald Trump. Segundo o jornal South China Morning Post, a expectativa é que a trégua seja prorrogada por mais 90 dias. Durante este período, não deverão ser impostas novas tarifas, permitindo que as duas potências continuem a negociar questões de fundo. Entre as preocupações de Washington estão o que considera ser o excesso de capacidade industrial da China e o tráfico de precursores de fentanil. Pequim, por sua vez, procura maior acesso a tecnologias avançadas, incluindo semicondutores. Analistas como Emily Benson, da consultora Minerva, notam uma “evolução significativa na abordagem do Governo norte-americano em relação à China”, com um foco no que é “alcançável” para evitar novos focos de tensão. Este diálogo contrasta com a abordagem mais conflituosa observada noutras frentes, sugerindo uma estratégia diferenciada por parte da administração Trump consoante o parceiro comercial.

ai briefingEm resumo
Num contexto de alta tensão comercial global, os EUA e a China negoceiam a extensão da sua trégua tarifária, indicando uma abordagem mais pragmática e dialogante para evitar uma escalada de conflitos, em contraste com a postura adotada com outros parceiros.

Artigos

7

Economia

Ver mais
News Image

O Tomate foi o produto alimentar que mais aumentou na última semana

A DECO PROteste faz semanalmente uma análise ao preço do cabaz de Produtos Alimentares Essenciais. O preço do cabaz alimentar aumentou 1,01 euros (mais 0,42%) na última semana, para 240,65 euros.  Entre 30 de julho e 6 de agosto de 2025, o produto com maior aumento no cabaz alimentar da DECO foi o tomate que sofreu um aumento de + 0,36 € (+18%). Esta semana os ovos continuam no topo da tabela e é produto alimentar cujo preço mais aumentou desde o início do ano, com uma subida de 0,45 cêntimos (mais 28%). TOP…

Source LogoJornal de Mafra
categoryVer categoria completa
Close