menulogo
Notícias Agora
user
Economia August 2, 2025

Trump Pressiona Farmacêuticas com Ameaça de Represálias para Baixar Preços

O presidente Donald Trump intensificou a pressão sobre a indústria farmacêutica, dando um prazo de 60 dias a 17 grandes empresas para baixarem os preços de novos medicamentos nos Estados Unidos.

News ImageNews ImageNews Image

Numa carta enviada aos diretores de empresas como Eli Lilly, Sanofi e Merck, Trump ameaçou usar "todas as ferramentas" ao seu alcance caso as empresas não cumpram a exigência, sublinhando que o objetivo é beneficiar as famílias americanas.

O presidente norte-americano declarou que "a única" coisa que aceitará dos fabricantes é um compromisso para acabar com os "preços enormemente inflacionados" e o "uso gratuito da inovação americana por parte dos países europeus e outros países desenvolvidos".

Entre as exigências está a aplicação de preços de "nação mais favorecida" para os inscritos no programa Medicaid e a devolução de receitas obtidas no estrangeiro aos contribuintes norte-americanos.

Trump lembrou que os medicamentos de marca nos EUA são, em média, "até três vezes mais caros do que em qualquer outro lugar".

A ameaça surge na sequência de uma ordem executiva de maio e já teve repercussões em Wall Street, com as ações do setor da saúde a caírem após a divulgação da carta.

ai briefingEm resumo
A administração Trump está a usar a ameaça de tarifas e outras represálias para forçar a indústria farmacêutica a baixar os preços dos medicamentos nos EUA, alinhando-os com os praticados noutros países desenvolvidos, numa medida com fortes implicações económicas e políticas.

Artigos

5
Close