A Sogrape, uma das maiores exportadoras, admite que a medida representa um "desafio significativo" e que, a curto prazo, poderá traduzir-se numa "retração da procura".

A imposição de uma tarifa de 15% sobre os vinhos europeus pelos Estados Unidos, a partir de 1 de agosto, gera grande apreensão no setor vitivinícola português. Representantes da indústria alertam que esta taxa poderá levar a uma quebra superior a 20% nas vendas para o mercado norte-americano, que em 2024 representou mais de 100 milhões de euros em exportações para Portugal. Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, embora reconheça que o acordo traz "previsibilidade" após meses de incerteza, afirma que "os 15% [de tarifa] não são bons" e colocam o vinho português em desvantagem competitiva face a concorrentes como Austrália e China, que pagam taxas de 10%. Paulo Amorim, presidente da ANCEVE, classifica o acordo como "péssimo" e um "erro estratégico" da Europa, que ficou numa "posição muito menorizada". Por outro lado, Bernardo Gouvêa, presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), sugere que, apesar da quebra na procura, "há espaço para os vinhos portugueses, mesmo assim, aumentarem os preços e continuarem competitivos", dado o seu posicionamento de preço baixo no mercado americano.
A Sogrape, uma das maiores exportadoras, admite que a medida representa um "desafio significativo" e que, a curto prazo, poderá traduzir-se numa "retração da procura".
A bolsa nova-iorquina terminou hoje a semana em alta, com os investidores a manifestarem otimismo sobre um possível corte das taxas de juro pela Reserva Federal (Fed).
Excluindo as transações sem transferência de propriedade, o saldo da balança comercial foi de -28.766 milhões de euros
Marca chinesa do consórcio Stellantis reforça gama do Sport Utility Vehicle (SUV) com variante equipada com dois motores elétricos e 585...
A TSMC, líder mundial na produção de semicondutores, enfrenta um caso de espionagem industrial que envolve dois gigantes japoneses. Tokyo Electron e Rapidus são apontadas como suspeitas no alegado roubo de dados críticos da...