menulogo
Notícias Agora
user
Economia August 5, 2025

Trump ameaça Índia com mais tarifas devido à compra de petróleo russo

O Presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou aumentar "substancialmente" as tarifas sobre as importações da Índia, em retaliação pela contínua compra de "grandes quantidades" de petróleo russo por parte de Nova Deli.

News ImageNews ImageNews Image

Esta pressão intensifica a guerra comercial, com a Índia a acusar os EUA e a UE de hipocrisia e a garantir que irá "salvaguardar os interesses nacionais".

A administração Trump já tinha imposto uma tarifa de 25% sobre as exportações indianas, mas a nova ameaça surge num contexto de crescente tensão geopolítica.

O governo indiano, liderado por Narendra Modi, não deu instruções às refinarias para pararem de comprar petróleo russo, considerando a decisão puramente comercial e vantajosa, uma vez que o crude de Moscovo é adquirido com desconto.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores indiano, Randhir Jaiswal, descreveu os laços com a Rússia como uma "parceria estável e comprovada pelo tempo".

A Índia tornou-se o maior comprador mundial de exportações marítimas de petróleo bruto russo, absorvendo cerca de um terço das suas importações desta fonte. A postura desafiadora de Nova Deli contrasta com a de outros parceiros comerciais que cederam às pressões norte-americanas.

Analistas sugerem que a China e a Índia são vistas por Washington de forma diferente, com a China a deter um maior poder negocial devido ao seu controlo sobre terras raras.

A Índia, por sua vez, defende a sua soberania e os seus interesses económicos, com o primeiro-ministro Modi a apelar à compra de produtos locais num comício recente.

ai briefingEm resumo
Ameaças de novas tarifas dos EUA sobre a Índia, devido à compra de petróleo russo, encontram uma resposta desafiadora de Nova Deli, que defende a sua soberania económica e acusa o Ocidente de hipocrisia, aprofundando as tensões comerciais.

Artigos

6

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close