A decisão da marca sublinha a determinação dos construtores chineses em competir no continente, mesmo perante barreiras comerciais.
A União Europeia impôs, em outubro de 2024, tarifas sobre os veículos elétricos fabricados na China para combater o que considera ser uma concorrência desleal subsidiada pelo Estado chinês. No caso específico do grupo Geely, as taxas ascendem a mais de 28%, combinando uma tarifa específica de 18,8% com a taxa geral de 10% aplicável a todos os elétricos importados.
Apesar deste obstáculo significativo, o diretor-executivo da Zeekr Europe, Lothar Schupert, garantiu que a estratégia da empresa não será alterada.
"Neste momento, estamos a preparar-nos.
Então, nos próximos 12 a 24 meses, os nossos planos vão estar vivos", afirmou, admitindo que as tarifas estão a impedir um avanço ao ritmo desejado.
A marca, que se estreou na Europa em 2023 através da Suécia, planeia agora entrar em mercados-chave como Alemanha, Reino Unido, Espanha, França e Itália, reforçando o seu compromisso de oferecer "produtos premium de alto nível" aos consumidores europeus.
A postura da Zeekr ilustra a resiliência e a visão de longo prazo das empresas chinesas no setor automóvel.













