A ausência de um acordo comercial favorável com Washington levou o governo suíço a preparar um "plano B" e a dialogar com gigantes como a Novartis e a Roche.

A elevada tarifa de 39% gerou uma reação imediata no setor da relojoaria de luxo. A Dubois, uma marca com 240 anos de história, apressou-se a enviar relógios no valor de milhares de dólares para o mercado norte-americano antes da entrada em vigor das taxas e, subsequentemente, bloqueou novas encomendas, antecipando fortes aumentos de preços. A situação também esteve na origem da volatilidade no mercado do ouro, uma vez que a Suíça é o maior centro de refinação do mundo. A possibilidade de as barras de ouro serem tarifadas causou alarme, levando a uma intervenção direta de Donald Trump para as isentar. Além disso, o megacontrato para a compra de caças F-35 aos EUA está agora sob "fogo" político, com a opinião pública a questionar a aquisição num contexto de relações comerciais tensas.

O governo suíço, perante negociações falhadas para obter uma tarifa mais baixa, está a reavaliar a sua estratégia, procurando mitigar os impactos económicos e proteger as suas indústrias mais expostas à nova política comercial norte-americana.