Apesar das novas barreiras comerciais, a marca chinesa Zeekr, pertencente ao grupo Geely, reafirmou o seu compromisso de expandir a sua presença no mercado europeu.

As tarifas, que para o grupo Geely se situam em 18,8% específicos, somados aos 10% aplicáveis a todos os veículos elétricos importados, representam um obstáculo significativo para os fabricantes chineses. Lothar Schupert, diretor-executivo da Zeekr Europe, admitiu que as taxas estão a impedir a empresa de avançar ao ritmo desejado, mas sublinhou que os planos de expansão se mantêm.

"Neste momento, estamos a preparar-nos.

Então, nos próximos 12 a 24 meses, os nossos planos vão estar vivos", afirmou Schupert à Euronews.

A marca, que iniciou a sua incursão europeia em 2023 na Suécia, planeia entrar em mercados-chave como Alemanha, Reino Unido, Espanha, França e Itália.

Schupert enfatizou a oposição da empresa às tarifas, mas garantiu que a abordagem sustentável da Zeekr para o mercado europeu está preparada.

"Independentemente das tarifas, os nossos planos de expansão vão mais além", concluiu, demonstrando a determinação da marca em competir no continente, oferecendo "produtos premium de alto nível" apesar do novo enquadramento comercial.