Esta redução temporária visa fazer retroagir a janeiro os efeitos da redução dos escalões do IRS aprovada a meio do ano. A partir de outubro e até ao final do ano, entrarão em vigor outras tabelas, com taxas superiores às de agosto e setembro, mas ainda assim inferiores às aplicadas de janeiro a julho, refletindo a versão final do imposto para 2025. A secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, justificou a medida afirmando que se mantém a trajetória de “aproximação” entre o imposto cobrado mensalmente e o IRS final, acrescentando que é positivo que “as pessoas tenham o seu dinheiro no seu bolso antecipadamente”. No entanto, este acerto antecipado poderá ter consequências no acerto de contas final em 2026, com simulações a indicarem que os reembolsos poderão ser menores ou o imposto a pagar poderá ser maior para alguns contribuintes.
Governo Altera Tabelas de Retenção de IRS com Alívio Fiscal Imediato em 2025
O Governo aprovou novas tabelas de retenção na fonte do IRS para aplicação em 2025, que se traduzem numa redução do imposto descontado mensalmente nos salários e pensões. A medida foi desenhada para ser implementada em duas fases, com um alívio fiscal particularmente acentuado nos meses de agosto e setembro para compensar os descontos efetuados no início do ano. Durante os meses de agosto e setembro, as taxas de retenção serão excecionalmente baixas. Por exemplo, trabalhadores com vencimentos brutos até 1.136 euros terão uma taxa de 0%, ficando isentos de desconto.


Artigos
2Economia
Ver mais
Santarém recebeu entre 5 e 7 de novembro o AGRIBUSINESS 2025, considerado o maior encontro B2B do setor agroalimentar em Portugal. O evento decorreu no Convento de São Francisco e terminou com um balanço muito positivo. Ao longo de três dias foram realizadas mais de 600 reuniões de negócio entre empresas portuguesas e 30 importadores […] The post Santarém recebeu mais de 600 reuniões de negócios no AGRIBUSINESS 2025 first appeared on Notícias do Sorraia.

A Flixbus pediu acesso ao terminal rodoviário de Sete Rios em Lisboa, a Rede Expressos (que detém a concessão do espaço) disse que não. O caso chegou à Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) que permitiu a operação da empresa alemã no local. A Rede Expressos continuou a negar. Esta quinta-feira, 6 de novembro, […] O conteúdo Está aberta a guerra. FlixBus e Rede Expressos não se entendem sobre acesso a Sete Rios aparece primeiro em NiT.

O número de empresas criadas em Portugal até setembro subiu 3,7% face ao mesmo período de 2024, tendo sido constituídas mais 1.636 empresas, o número mais elevado em 20 anos, segundo o Barómetro da Informa D&B. Em relação aos setores com crescimento na criação de empresas face ao período homólogo, destacaram-se as atividades imobiliárias com […] The post Número de empresas criadas cresce 3,7% até setembro para valor recorde de 20 anos appeared first on Forbes Portugal.

A associação ZERO voltou hoje a defender a subida do IVA para a taxa máxima nas viagens aéreas domésticas, que incluem os voos entre Lisboa, Porto, Faro e ilhas da Madeira e dos Açores.






