A situação força a gigante chinesa a reajustar a sua estratégia de expansão internacional para mitigar os impactos.

No segundo trimestre do ano, a PDD registou um aumento de 7% na receita, para 103,98 mil milhões de iuanes, superando as estimativas dos analistas. No entanto, este valor representa uma desaceleração face ao crescimento de 10% no trimestre anterior.

Mais preocupante foi a queda de 21% no lucro operacional, um reflexo direto dos investimentos feitos para combater a concorrência e os custos acrescidos pelo transporte internacional, impulsionados pelas tarifas norte-americanas. O co-diretor executivo da PDD, Jiazhen Zhao, admitiu que "a concorrência no sector intensificou-se ainda mais durante o último trimestre" e advertiu que "os níveis de lucro registados neste trimestre não são sustentáveis".

Para contornar estas pressões, a Temu está a promover produtos já armazenados em armazéns nos EUA e a tentar atrair mais vendedores locais, adotando um modelo "totalmente gerido" para ter maior controlo sobre a cadeia de abastecimento e manter os preços baixos.

Contudo, a concorrência com gigantes como a Amazon e a perceção de aumento de preços por parte dos consumidores americanos continuam a ser desafios significativos.