Michelle Grant, diretora da RCG Insights na Salesforce, destaca a importância da Inteligência Artificial neste contexto, afirmando que a IA pode “analisar os padrões de procura para otimizar quais os produtos a priorizar” e “prever a procura com maior precisão”, ajudando as marcas a tomar decisões mais inteligentes. Esta perceção generalizada de que as tarifas são um obstáculo significativo ao crescimento sublinha a interconexão da economia global e a vulnerabilidade das empresas a decisões políticas unilaterais, que criam um ambiente de negócios mais complexo e desafiador.
Líderes empresariais globais sentem o impacto das políticas tarifárias nas margens de lucro
As políticas económicas voláteis, em particular a imposição de tarifas comerciais, estão a ser identificadas por líderes da indústria de bens de consumo como um dos principais fatores que comprimem as margens de lucro e dificultam o crescimento rentável. A instabilidade gerada por estas medidas afeta diretamente as cadeias de abastecimento, as operações e a rentabilidade das empresas a nível global. De acordo com o relatório “Consumer Goods Industry Insights” da Salesforce, a exposição a mudanças na política económica, como as tarifas, é um problema quase universal, com 98% dos líderes do setor a admitir que estas medidas afetam o sourcing, as operações e as margens. Esta pressão está a forçar as empresas a ajustar as suas estratégias, seja através da recriação de produtos ou da relocalização das suas operações para mitigar os custos adicionais. Apesar do impacto, muitas empresas continuam a evitar transferir estes custos para os consumidores, embora reconheçam que essa poderá ser uma opção inevitável caso as pressões se mantenham.


Artigos
2Economia
Ver mais
A Associação Business Roundtable Portugal e a Informa D&B identificaram 403 empresas portuguesas com elevado impacto económico e potencial de crescimento, responsáveis por 22 mil milhões de euros de faturação, 106 mil empregos e 4,3 mil milhões em exportações, um contributo equivalente a 10% do crescimento do PIB nacional entre 2019 e 2024. [Leia mais]

O Brasil construiu uma máquina perfeita de transferência de renda — dos que produzem para os que já têm capital.

A Lisbon AI Week simboliza essa mudança: é o momento de passar da teoria à ação. Professores e empreendedores portugueses mostram que a transformação digital já não é um projeto, é o presente.

Há mais de 60 anos a aliar sofisticação e luxo, a Belcinto cria obras de arte – mochilas, malas, cintos, carteiras ou chapéus – com o desperdício da indústria alimentar. Agora, à boleia do Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado, inova de dentro para fora. “Começámos a preocupar-nos mais recentemente, pela participação em […] O conteúdo ‘Roteiro para a Descarbonização’ na Belcinto aparece primeiro em Notícias de Aveiro.







