Michelle Grant, diretora da RCG Insights na Salesforce, destaca a importância da Inteligência Artificial neste contexto, afirmando que a IA pode “analisar os padrões de procura para otimizar quais os produtos a priorizar” e “prever a procura com maior precisão”, ajudando as marcas a tomar decisões mais inteligentes. Esta perceção generalizada de que as tarifas são um obstáculo significativo ao crescimento sublinha a interconexão da economia global e a vulnerabilidade das empresas a decisões políticas unilaterais, que criam um ambiente de negócios mais complexo e desafiador.
Líderes empresariais globais sentem o impacto das políticas tarifárias nas margens de lucro
As políticas económicas voláteis, em particular a imposição de tarifas comerciais, estão a ser identificadas por líderes da indústria de bens de consumo como um dos principais fatores que comprimem as margens de lucro e dificultam o crescimento rentável. A instabilidade gerada por estas medidas afeta diretamente as cadeias de abastecimento, as operações e a rentabilidade das empresas a nível global. De acordo com o relatório “Consumer Goods Industry Insights” da Salesforce, a exposição a mudanças na política económica, como as tarifas, é um problema quase universal, com 98% dos líderes do setor a admitir que estas medidas afetam o sourcing, as operações e as margens. Esta pressão está a forçar as empresas a ajustar as suas estratégias, seja através da recriação de produtos ou da relocalização das suas operações para mitigar os custos adicionais. Apesar do impacto, muitas empresas continuam a evitar transferir estes custos para os consumidores, embora reconheçam que essa poderá ser uma opção inevitável caso as pressões se mantenham.


Artigos
2
A E-Redes tem trabalhos programados de manutenção na rede de distribuição para este domingo, dia 28 de dezembro, e por isso há várias localidades que vão ficar temporariamente sem eletricidade. Confira a lista.

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros a partir de amanhã. Segundo as previsões divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o gasóleo deverá encarecer meio cêntimo e a gasolina deverá subir um cêntimo.

O mercado automóvel conheceu um período particularmente agitado em 2025, numa tentativa de se adaptar às necessidades dos clientes e às regulamentações de Bruxelas. Recorde o melhor e o pior do ano.

O Porto de Sines esteve representado no “Foro Económico del Suroeste Ibérico”, que decorreu no Centro de Exposições e Congressos de Badajoz, com a participação de Pedro do Ó Ramos, presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA. O encontro reuniu líderes institucionais, presidentes de câmara, […]





