Um relatório da Salesforce revela que 54% dos líderes da indústria consideram que alcançar a rentabilidade será mais difícil em 2025, com quase todos (98%) a admitirem que as tarifas estão a ter um impacto direto no sourcing, nas operações e nas margens de lucro. Esta pressão está a forçar as empresas a reajustar as suas estratégias, seja através da recriação de produtos ou da relocalização das suas operações para mitigar os custos adicionais. Num cenário onde a confiança dos consumidores é fraca e as rotas de mercado se tornam mais complexas, as organizações evitam, para já, transferir a totalidade dos custos para os consumidores, embora reconheçam que essa poderá ser uma medida inevitável se as pressões se mantiverem.

Como resposta, a aposta na Inteligência Artificial (IA) surge como uma ferramenta estratégica crucial.

Michelle Grant, diretora da Salesforce, destaca que a IA pode "analisar os padrões de procura para otimizar quais os produtos a priorizar, orientar as equipas de campo sobre as estratégias de execução no retalho e prever a procura com maior precisão". Desta forma, a tecnologia ajuda as marcas a tomar decisões mais inteligentes para navegar num ambiente comercial adverso e em constante mudança, onde a eficiência e a capacidade de adaptação são essenciais para a sobrevivência.