Em contraste, as exportações totais do Brasil cresceram 3,9%, impulsionadas por um aumento significativo nas vendas para a China, México e Argentina, o que pode indicar uma reorientação dos fluxos comerciais em resposta às barreiras impostas pelos EUA.
Sobretaxa de 50% dos EUA provoca queda acentuada nas exportações do Brasil
As exportações brasileiras para os Estados Unidos sofreram uma queda abrupta de 18,5% em agosto, na sequência da imposição de uma sobretaxa de 50% pela administração Trump. A medida punitiva afetou uma vasta gama de produtos e evidencia o impacto imediato e severo de políticas comerciais protecionistas. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (Mdic) do Brasil, as vendas para o mercado norte-americano caíram de 3,39 mil milhões de dólares em agosto de 2024 para 2,76 mil milhões no mesmo mês de 2025, uma redução de 600 milhões de dólares. A queda foi particularmente acentuada em produtos como o minério de ferro, cujas exportações para os EUA foram nulas, aeronaves e componentes (-84,9%), produtos semiacabados de ferro e aço (-23,4%) e açúcar (-88,4%). Herlon Brandão, diretor de estatísticas do Mdic, explicou que o recuo atingiu tanto produtos taxados como não taxados, sugerindo que a incerteza em julho pode ter levado a uma antecipação de embarques, o que agravou a quebra em agosto. O diretor afirmou ser "muito provável que isto esteja relacionado com as tarifas, que geram maior nível de preço e redução da demanda".


Artigos
2
Associação Automóvel de Portugal contabiliza mais de 320 mil veículos até novembro. Viaturas pesadas com quebra de 14,5% face a igual período do ano passado.

A longa batalha judicial entre a histórica Confeitaria Peixinho, de Aveiro, e a emblemática pastelaria parisiense Ladurée terminou com uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça português (STJ) que está a ser apontada como um dos desfechos mais inesperados de 2025 no âmbito das relações jurídicas e comerciais entre Portugal e França. O caso começou […] O conteúdo Vitória dos ovos moles sobre Ladurée: Um dos casos mais surpreendentes de 2025 aparece primeiro em BOM DIA.

São matérias-primas essenciais para a economia, para a energia e para a segurança e defesa. As chamadas «terras raras» e as «matérias críticas» são disputadas pelos grandes poderes mundiais, em busca de vantagens competitivas na arena tecnológica que fornece diversas áreas económicas. Os convidados deste programa são António Costa Silva, antigo ministro da Economia, e […] O conteúdo Podcast: Terras raras: uma outra ‘guerra’? aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Porque reduzir Portugal a um destino é esquecer uma parte essencial da sua economia: a que produz e exporta.





