Álvaro Pires, sócio da Bain & Company, adverte que o investimento em tecnologia e na modernização do procurement é crucial, afirmando que "quem investir agora estará mais bem posicionado para enfrentar as incertezas do mercado".
Estudo Revela que Maioria das Empresas Não Está Preparada para Instabilidade Tarifária
Um estudo da consultora Bain & Company revela uma preocupante falta de preparação das empresas para a crescente instabilidade tarifária global. Quase 40% dos diretores de operações antecipam que as tarifas aumentarão os custos dos produtos em mais de 10%, mas apenas 14% das empresas se sentem preparadas para absorver este impacto. Este desfasamento entre a perceção do risco e a capacidade de resposta evidencia uma vulnerabilidade crítica nas cadeias de abastecimento globais. O estudo da Bain destaca que, num contexto de incerteza geopolítica e fragilidade logística, a área de procurement (compras) evoluiu de uma função de controlo de custos para um "pilar estratégico na gestão da incerteza". As empresas mais resilientes são aquelas que integram o procurement no planeamento estratégico desde o início, que o utilizam para criar valor para além da simples poupança e que adotam ferramentas digitais e de Inteligência Artificial para otimizar os seus processos. A análise de José Trovão, do ComparaJá, reforça esta visão ao explicar o dilema das empresas face às tarifas: ou "absorver os custos (e reduzir margens de lucro), ou passar esse valor acrescido para o consumidor final", o que tem consequências diretas na inflação. A falta de preparação identificada pela Bain sugere que muitas empresas serão forçadas a optar pela segunda via, com impactos negativos para os consumidores e para a economia.



Artigos
5Economia
Ver mais
Há dez anos, não sabíamos quantas eram, hoje contamos mais de 4700. Há mais dinheiro para investir, empresas abertas à colaboração e mais acesso a mercados e trabalhadores. E muitos mais “unicórnios”.

Os especialistas alertam que certas expressões ditas ao telefone podem ser manipuladas e usadas fora de contexto para simular consentimento em transações bancárias

O Dia dos Solteiros vai marcar a agenda na China e o Dia dos Veteranos nos EUA, numa semana em que a tecnologia volta a centrar atenções. Há PIB do Reino Unido, contas da Sonae e uma avaliação de rating.








