Como resultado, as empresas tornam-se mais avessas ao risco e tendem a adiar grandes investimentos estratégicos, como fusões ou aquisições, até que o panorama comercial global se torne mais claro e estável.
Tarifas e Guerras Comerciais Travam Fusões e Aquisições na Europa
A crescente instabilidade tarifária e o risco de escalada de guerras comerciais estão a ser identificados como um dos principais obstáculos à atividade de fusões e aquisições (M&A) na Europa. A incerteza gerada por estas políticas protecionistas está a refrear o otimismo dos investidores e a dificultar a concretização de negócios. De acordo com o relatório "European M&A Outlook 2026" da CMS, embora metade dos executivos inquiridos espere um aumento da atividade de M&A, o otimismo é moderado. Entre os maiores entraves, a par das dificuldades de financiamento e das diferenças de valorização entre compradores e vendedores, surge "o risco de aumento de tarifas, com possibilidade de assistirmos a guerras comerciais". João Caldeira, sócio da CMS Portugal, descreve a situação como um "facto novo, com efeitos perturbadores", afirmando que a evolução das tarifas "impactará de forma significativa" a atividade de M&A. Esta perspetiva é complementada pela análise de José Trovão, que explica como as tarifas criam um ambiente de incerteza para as empresas, forçando-as a tomar decisões difíceis sobre preços e margens. Esta imprevisibilidade complica a avaliação de potenciais alvos de aquisição, uma vez que os custos futuros de produção e o acesso a mercados-chave se tornam difíceis de prever.



Artigos
5
Associação Automóvel de Portugal contabiliza mais de 320 mil veículos até novembro. Viaturas pesadas com quebra de 14,5% face a igual período do ano passado.

A longa batalha judicial entre a histórica Confeitaria Peixinho, de Aveiro, e a emblemática pastelaria parisiense Ladurée terminou com uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça português (STJ) que está a ser apontada como um dos desfechos mais inesperados de 2025 no âmbito das relações jurídicas e comerciais entre Portugal e França. O caso começou […] O conteúdo Vitória dos ovos moles sobre Ladurée: Um dos casos mais surpreendentes de 2025 aparece primeiro em BOM DIA.

São matérias-primas essenciais para a economia, para a energia e para a segurança e defesa. As chamadas «terras raras» e as «matérias críticas» são disputadas pelos grandes poderes mundiais, em busca de vantagens competitivas na arena tecnológica que fornece diversas áreas económicas. Os convidados deste programa são António Costa Silva, antigo ministro da Economia, e […] O conteúdo Podcast: Terras raras: uma outra ‘guerra’? aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Porque reduzir Portugal a um destino é esquecer uma parte essencial da sua economia: a que produz e exporta.





