Visão Contrário: Ken Fisher Desafia Consenso sobre o Impacto Real das Tarifas
O investidor e fundador da Fisher Investments, Ken Fisher, apresentou uma perspetiva contrária ao consenso do mercado sobre o impacto das tarifas, argumentando que estas prejudicam mais o país que as impõe e não são a causa principal da inflação. Numa entrevista, Fisher desmontou o que considera serem mitos enraizados, defendendo que a sabedoria convencional sobre tarifas está, na maioria das vezes, já descontada pelos mercados e é historicamente imprecisa. Segundo Fisher, “as tarifas sempre prejudicam mais o país que as impõe do que os países sobre os quais são impostas”. Ele sustenta que o impacto real das tarifas, como as implementadas pela administração Trump, é muito menor do que o anunciado, devido à baixa taxa de inspeção de contentores nos EUA (cerca de 1%) e às várias formas legais e ilegais de contornar as taxas. Contrariando a visão de que as tarifas causam inflação, Fisher recorre à teoria de Milton Friedman, afirmando que a inflação resulta de “demasiado dinheiro a perseguir poucos bens”, ou seja, do excesso de criação monetária pelos bancos centrais, e não de barreiras comerciais. Ele explica que, embora as tarifas possam aumentar os preços de produtos com procura inelástica, isso leva a uma redução da despesa noutros bens, fazendo com que outros preços desçam e a média se mantenha estável. Para Fisher, o investidor individual deve focar-se em “saber o que os outros não sabem”, analisando a história e os dados para contrariar os medos generalizados mas infundados, como os que surgem em torno de guerras regionais ou flutuações cambiais, que, segundo ele, não têm correlação histórica com mercados em baixa a longo prazo.



Artigos
5
Associação Automóvel de Portugal contabiliza mais de 320 mil veículos até novembro. Viaturas pesadas com quebra de 14,5% face a igual período do ano passado.

A longa batalha judicial entre a histórica Confeitaria Peixinho, de Aveiro, e a emblemática pastelaria parisiense Ladurée terminou com uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça português (STJ) que está a ser apontada como um dos desfechos mais inesperados de 2025 no âmbito das relações jurídicas e comerciais entre Portugal e França. O caso começou […] O conteúdo Vitória dos ovos moles sobre Ladurée: Um dos casos mais surpreendentes de 2025 aparece primeiro em BOM DIA.

São matérias-primas essenciais para a economia, para a energia e para a segurança e defesa. As chamadas «terras raras» e as «matérias críticas» são disputadas pelos grandes poderes mundiais, em busca de vantagens competitivas na arena tecnológica que fornece diversas áreas económicas. Os convidados deste programa são António Costa Silva, antigo ministro da Economia, e […] O conteúdo Podcast: Terras raras: uma outra ‘guerra’? aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Porque reduzir Portugal a um destino é esquecer uma parte essencial da sua economia: a que produz e exporta.





