Esta movimentação estratégica visa não só evitar os impostos aduaneiros, mas também adaptar os produtos às exigências dos consumidores do continente.

A Xpeng iniciou oficialmente a produção dos seus modelos G6 e G9 na fábrica da Magna Steyr, em Graz, na Áustria.

Esta decisão permite à empresa evitar as “pesadas tarifas que a União Europeia impôs aos veículos elétricos importados da China no ano passado”, posicionando-se de forma mais competitiva.

A estratégia “Na Europa, para a Europa”, como delineada pela Changan, outro grande construtor chinês, reflete uma ambição mais vasta: estar presente em mais de dez mercados europeus até ao final de 2025 e adaptar os produtos às necessidades locais. A BYD, por sua vez, anunciou que o seu modelo DOLPHIN SURF será o primeiro a ser produzido na sua nova fábrica em Szeged, na Hungria, que deverá abrir no final de 2025, reforçando a estratégia “Made in Europe, for Europe”. Esta tendência de localizar a produção na Europa demonstra que as tarifas, embora representem um obstáculo, estão a acelerar a integração dos fabricantes chineses no tecido industrial europeu, que procuram assim garantir o acesso a um dos mercados de veículos elétricos mais importantes do mundo.