UE Duplica Tarifas sobre o Aço para 50% e Enfrenta Repúdio da Indústria
A Comissão Europeia propôs uma medida protecionista drástica ao duplicar as taxas alfandegárias sobre as importações de aço de 25% para 50% e ao reduzir em quase metade a quota de aço importado isento de tarifas. A decisão, justificada como um esforço para promover a reindustrialização e proteger as siderúrgicas e os empregos europeus, gerou uma onda de repúdio generalizado por parte de várias indústrias, que antecipam graves prejuízos para a sua competitividade. A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) alertou que o plano "vai longe demais" e ameaça os fabricantes com um aumento elevado de custos, dado que, apesar de obterem 90% do aço na UE, dependem de importações para certas qualidades do material. A indústria metalúrgica, através da EuroMetal e da AIMMAP, também criticou a medida, acusando a Comissão de agir "à revelia" do setor e de comprometer a capacidade concorrencial da indústria transformadora europeia. Rafael Campos Pereira, da AIMMAP, classificou a medida como "terrível", afirmando que "milhares de postos de trabalho vão ser colocados em causa". A indústria siderúrgica do Reino Unido manifestou igualmente preocupação, temendo que a medida redirecione milhões de toneladas de aço para o seu mercado, o que poderia ser "fatal" para as suas siderurgias. Vários analistas sugerem que a nova tarifa representa um alinhamento com a política de Washington contra a China, notando que a própria Comissão admitiu não ter concluído os estudos de impacto, o que aumenta a incerteza sobre as suas reais consequências.



Artigos
7
TAP defende que ação deve ser apreciada pelo Tribubal Administrativo.

Entidade Nacional para o Setor Energético e a GNR detetam ilegalidades nos combustíveis. Associações têm alertado publicamente para a importação de gasolina e gasóleo, sobretudo pelas fronteiras terrestres.

O dinheiro das transferências 'normais' feitas desde 24 de dezembro só chegará às contas de destino na segunda-feira, 29 de dezembro, devido ao encerramento do sistema que as processa neste período do Natal, segundo o Banco de Portugal. A Lusa questionou o Banco de Portugal sobre o processo de transferências 'normais' (tecnicamente designadas por transferências 'a crédito'), dado que na imprensa internacional circulava a informação de que as transferências feitas nesta época estariam 'bloqueadas

Episódio especial do CTCP Podcast no âmbito do Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado, um projeto prestes a terminar, mas que deixa desafios transversais até o cluster do calçado. É dado um olhar para a descarbonização numa perspetiva de futuro, alinhado com o que foi feito até ao momento, através do convidado João […] O conteúdo CTCP Podcast: Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado aparece primeiro em Notícias de Aveiro.







