Indústria do Bacalhau Pede Exceção às Tarifas da UE sobre Produto Russo
A indústria bacalhoeira portuguesa solicitou ao Governo um regime de exceção face às tarifas de 12% impostas pela União Europeia à importação de bacalhau russo desde 1 de janeiro de 2024. As empresas do setor alertam para uma situação de concorrência desleal e para os preços "incomportáveis" que resultam das atuais condições de mercado. A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) manifestou a sua preocupação junto do secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, argumentando que a medida europeia está a criar uma distorção no mercado. Segundo a confederação, as empresas portuguesas enfrentam condições de compra "muito mais desvantajosas" do que as suas congéneres norueguesas. A CPPME alega que as empresas da Noruega continuam a adquirir bacalhau russo, processando-o e colocando-o posteriormente em Portugal a "preços incomportáveis", configurando um "movimento de concorrência desleal". Esta situação coloca em risco a sustentabilidade da indústria nacional, que depende fortemente do bacalhau russo como matéria-prima. A CPPME defende que, dada a importância cultural e identitária do consumo de bacalhau em Portugal, é "imperioso que se defenda o acesso de todos ao seu consumo", apelando a que Portugal invoque um regime de exceção para proteger as suas empresas e os consumidores. O secretário de Estado comprometeu-se a levar o assunto ao Conselho de Ministros.


Artigos
2
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) concluiu a venda à Parpública da posição de 19% que detinha na empresa pública...

Todos nós gostamos da rapidez da Amazon. Encomendas hoje, recebes amanhã (ou quase). Mas há um “mas” que tem tirado o sono a muitos portugueses: a lotaria da transportadora. Se és cliente habitual, provavelmente já tiveste aquela experiência frustrante de ficar em casa à espera de uma encomenda, apenas para receber um SMS ou email […] O conteúdo Amazon: como usar sempre os CTT se estás farto da Paack! aparece primeiro em Leak.

Os três metais preciosos estão a negociar em máximos históricos nesta sexta-feira. No caso do ouro, esta é a 52.ª sessão de recordes este ano.

Um dos negócios com maior potencial de crescimento é o mercado dos carros usados elétricos. No entanto, observa-se que algumas marcas, hoje líderes na qualidade imediata de construção, revelam fragilidades significativas quando se analisa...







