Organizações Europeias Exigem Fim da Isenção de Taxas Aduaneiras para Comércio Online
Um conjunto de 64 organizações europeias, incluindo confederações industriais e associações de retalho, apelou à Comissão Europeia para a abolição da regra de minimis, que isenta de direitos aduaneiros as importações de baixo valor, argumentando que esta prática fomenta a concorrência desleal e a entrada de produtos não conformes. A regra de minimis isenta de taxas aduaneiras as importações com valor inferior a 150 euros. Segundo as entidades signatárias, esta isenção permitiu a entrada massiva de produtos que não cumprem a legislação europeia em áreas como segurança, sustentabilidade e direitos de propriedade intelectual, especialmente através de plataformas de comércio eletrónico de países terceiros. A Comissão Europeia estima que 4,6 mil milhões de pequenos pacotes abaixo deste limiar entram anualmente na União, um número que se prevê que continue a aumentar, especialmente com a aproximação de períodos de grande consumo como a Black Friday e o Natal. As organizações argumentam que, apesar da entrada em vigor de regulamentos como o Digital Services Act (DSA), os marketplaces ainda não são reconhecidos como "operadores económicos", o que os isenta de responsabilidades legais sobre a conformidade dos produtos que intermedeiam. Para combater esta "concorrência desleal crescente", o grupo exige um quadro regulatório mais robusto, que inclua o reconhecimento dos mercados digitais como operadores económicos, a imposição de obrigações de verificação e rastreabilidade dos produtos, e um reforço dos meios das autoridades aduaneiras. A abolição da regra de minimis é vista como um "passo crucial" para garantir condições de concorrência justas para as empresas europeias e proteger os consumidores de produtos potencialmente ilegais ou perigosos.


Artigos
2Economia
Ver mais
Os passes poderão ser adquiridos até 12 de novembro (inclusive) através da plataforma online ou nos pontos de venda oficiais instalados no Aeroporto de Lisboa (de 8 a 11 de novembro) e na Gare Intermodal de Lisboa – GIL (11 de novembro).

As 115 startups selecionadas para esta edição já levantaram, no seu conjunto, cerca de 40 milhões de euros em investimento, um sinal da vitalidade e do reconhecimento do ecossistema nacional junto de investidores, revela a Startup Portugal.

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje perto do equilíbrio uma semana marcada pelo receio suscitado pelas fortes valorizações dos conglomerados tecnológicos e incertezas sobre o estado da economia dos EUA.

No final de outubro, a rede pública contava com 7.072 postos de carregamento, que disponibilizam cerca de 13.250 pontos de carregamento em todo o território nacional. Destes, 2.689 eram rápidos ou ultrarrápidos, reforçando a cobertura, acessibilidade e eficiência da rede.







