Tarifas dos EUA e abrandamento na China levam a quebra de 99% nos lucros da Porsche
A Porsche enfrenta uma "crise enorme", com os lucros operacionais a registarem uma queda drástica de 99% nos primeiros nove meses de 2025. As tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos e a quebra de vendas na China são apontadas como fatores centrais para a crise, que já forçou a empresa a anunciar cortes, uma nova liderança e um realinhamento estratégico. Os resultados financeiros da marca alemã revelam uma situação alarmante: o lucro operacional caiu de 4,035 mil milhões de euros no mesmo período de 2024 para apenas 40 milhões de euros em 2025. O terceiro trimestre foi particularmente negativo, com um prejuízo operacional de 966 milhões de euros. Oliver Blume, que deixará o cargo de diretor-executivo da Porsche em janeiro, admitiu a gravidade da situação numa entrevista, afirmando: "Com a China, as tarifas dos EUA, a Rússia e a Ucrânia, faltam as receitas de dois terços dos seus mercados de vendas". O impacto financeiro das tarifas norte-americanas é estimado em cerca de 700 milhões de euros para este ano, um custo que, segundo o administrador financeiro Jochen Breckner, será direcionado para os consumidores através de um aumento dos preços. Para enfrentar a crise, a Porsche já anunciou um plano de reestruturação que inclui o despedimento de 1.900 trabalhadores, a redução de concessionários na China e a nomeação de Michael Leiters, vindo da McLaren, como novo CEO. A empresa espera que 2025 seja o "ponto mais baixo antes de uma recuperação significativa em 2026".



Artigos
4Economia
Ver mais
As emissões do transporte marítimo da UE atingiram em 2024 o nível mais alto desde que há registos, segundo a T&E. A MSC mantém-se como a maior poluidora, sustenta a organização ambientalista. The post Emissões do shipping europeu em máximos first appeared on Transportes & Negócios.

Sempre que leio ou ouço alguém propor continuidade de negócio como vantagem competitiva, interrogo-me: não será mais uma questão de sobrevivência? E, num mundo cada vez mais global, conectado e interdependente não apenas da nossa sobrevivência, mas de todos os que de alguma forma, direta ou indireta, dependem de nós.

O passado, o presente e, principalmente, o futuro estiveram em destaque na 1.ª Gala – AJAP Portugal Winners, a que o Expresso se associou como media partner. Foram entregues prémios a duas jovens promessas da agricultura nacional e prestada homenagem ao antigo presidente da República e primeiro-ministro, Cavaco Silva

O Ministério da Agricultura vai recorrer à inteligência artificial (IA) no combate a pragas e doenças que afetam animais e plantas. O projeto, denominado “OHVeNet – One Health Vector Network”, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representa um investimento total de 10 milhões de euros.







