O encontro, que decorreu em Lisboa, serviu para alertar as instituições europeias para as dificuldades acrescidas que setores estratégicos como o metalúrgico, farmacêutico e têxtil estão a enfrentar. Durante a reunião, o presidente da CIP, Armindo Monteiro, classificou as tarifas americanas como "uma dificuldade acrescida" e sublinhou a necessidade de uma solução europeia para a falta de interligações energéticas, que isola a Península Ibérica e impede a redução dos custos de energia, um fator que pode representar até 40% dos custos de produção em certas indústrias. Outro ponto central foi a concorrência desleal de blocos como a China, que não estão sujeitos às mesmas regras laborais, ambientais e fiscais. "Se as regras não forem as mesmas, naturalmente que a produção europeia e portuguesa não são competitivas", afirmou Armindo Monteiro, que enfatizou a "necessidade imperiosa de, para além de terem o diagnóstico e o conhecimento, se fazer alguma coisa imediatamente". Stéphane Séjourné terá reconhecido que estas preocupações são partilhadas por outros países europeus e que a União Europeia está a estudar a situação, tendo ficado, segundo a CIP, "surpreendido com o nível de sofisticação da economia" portuguesa.
Empresários Portugueses Expressam Preocupação com Tarifas Americanas a Bruxelas
Líderes empresariais portugueses, representados pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP), manifestaram ao vice-presidente da Comissão Europeia, Stéphane Séjourné, a sua preocupação com o impacto negativo das tarifas norte-americanas e o elevado custo da energia na competitividade da indústria nacional.



Artigos
3
Outros nove lesados do BES inerpuseram também ações contra o antigo banqueiro.

Uma das maiores fatia dos custos políticos na eletricidade prende-se com a subsidiação das renováveis.

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) prossegue com a “guerra” aos impostos das barragens contra a Autoridade Tributária (AT). São já 16 as impugnações no valor de 272.271.630 euros. O conteúdo Barragens: Contestações da EDIA por causa do IMI já superam os 272 milhões de euros. aparece primeiro em Lidador Noticias.

A hotelaria do Alentejo prepara-se para um “réveillon” muito positivo, com níveis de ocupação superiores a 90%. As expectativas para a passagem de ano são mais favoráveis do que para o período de Natal, confirmando uma tendência que se tem vindo a consolidar. Em Beja, os sinais de forte procura são claros. O Beja Parque […]






