A estratégia da BYD, líder mundial em veículos de novas energias, passa por estabelecer novas fábricas em locais estratégicos.
A empresa anunciou que irá produzir o seu popular modelo híbrido plug-in, o Seal U DM-i, na sua nova fábrica na Turquia a partir do final de 2026. Adicionalmente, prepara-se para iniciar a produção do modelo Dolphin Surf na Hungria ainda este ano.
Estas movimentações permitem à BYD evitar as sobretaxas aduaneiras e competir em condições mais equitativas no mercado europeu.
Um fator crucial é que as tarifas da UE não abrangem os veículos híbridos plug-in, o que influenciou a estratégia de vendas da BYD.
A versão híbrida do Seal U (DM-i) tornou-se um sucesso de vendas, representando 90% das unidades vendidas do modelo na Europa em setembro, um contraste acentuado com o ano anterior, quando a versão 100% elétrica dominava. A ofensiva chinesa é vista como um “desafio muito significativo” pelos construtores europeus, mas a resposta através de tarifas está a ter um efeito secundário: a aceleração do investimento direto chinês na capacidade industrial da própria Europa, transformando concorrentes externos em produtores locais.













