Antonio Filosa, diretor-executivo da Stellantis, criticou as metas de emissões da UE, considerando-as "erradas" e afirmando que a Europa "proibiu tecnologias nas quais era líder e impôs uma única tecnologia — a elétrica — onde (...) os chineses estão vinte anos à frente". O comissário europeu da Indústria, Stéphane Séjourné, partilha desta preocupação, alertando que, sem uma ação concertada, a produção de carros na Europa poderá cair de 13 para 9 milhões de unidades em dez anos. Séjourné defende maior flexibilidade na meta de 2035 e a necessidade de definir o que é um "carro europeu" para responder à concorrência. Embora admita que a imposição de tarifas possa gerar tensões comerciais, a possibilidade de medidas de controlo sobre o investimento estrangeiro e a diversificação de mercados de exportação, como a Índia, estão em cima da mesa. A indústria, por sua vez, através da AFIA, considera a meta de 2035 "inatingível" e apela a uma abordagem mais realista para não comprometer a competitividade do setor.
UE Debate Resposta à Concorrência Chinesa no Setor Automóvel
A crescente competitividade dos veículos elétricos chineses está a gerar um intenso debate na União Europeia, com líderes da indústria e responsáveis políticos a alertar para a perda de competitividade e a ponderar novas medidas comerciais. A discussão inclui a possível revisão de metas ambientais, como a proibição de venda de carros a combustão em 2035, e a criação de uma nova categoria de elétricos pequenos e acessíveis para travar a ofensiva asiática.



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