O acordo visa, assim, reequilibrar a balança comercial e incentivar o investimento direto estrangeiro na economia americana.
Acordo EUA-Japão Reduz Tarifas sobre Automóveis para 15%
A administração norte-americana e o governo japonês chegaram a um entendimento para reduzir as tarifas sobre as exportações de automóveis japoneses para os EUA, que passaram de uma sobretaxa de 25% para uma taxa de 15%. Este acordo está condicionado à realização de avultados investimentos por parte dos construtores nipónicos em solo americano, numa estratégia de "investir para evitar tarifas". A pressão de Washington para que o Japão realizasse investimentos de 550 mil milhões de dólares foi o pano de fundo para esta negociação. A Toyota, por exemplo, estima que as taxas alfandegárias teriam um impacto de 8 mil milhões de euros nos seus lucros operacionais para o exercício de 2025-2026. Em resposta, a empresa anunciou um investimento adicional de 10 mil milhões de dólares nos EUA nos próximos cinco anos, incluindo a construção da sua primeira fábrica de baterias fora do Japão. Este movimento reflete uma tendência mais ampla entre os fabricantes japoneses, que estão a ser pressionados a aumentar a produção nos EUA para beneficiar de um tratamento tarifário mais favorável. A harmonização das normas de certificação entre os dois países está também em curso, o que poderá levar os construtores japoneses a exportar para o Japão veículos fabricados nas suas unidades norte-americanas, algo que a Toyota já se mostrou disposta a considerar.



Artigos
5
A Universidade de Aveiro (UA), através da UACOOPERA, irá disponibilizar um leque alargado de horas de consultoria especializada destinadas a apoiar jovens empreendedores com ideias de negócio que necessitem de orientação para validar e implementar os seus projetos. No âmbito deste apoio, a UA irá disponibilizar um total de 240 horas de consultoria individualizada distribuir […] O conteúdo Universidade de Aveiro apoia empreendedores com horas de consultoria especializada aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

No final de novembro passado o desemprego caiu 5,4% no Alentejo, comparativamente com igual mês de 2024. Estavam registados nos Serviços de Emprego do Alentejo 16 107 indivíduos, menos 918 do que no mês homólogo de 2024, revela o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Face ao mês anterior (outubro) o desemprego aumentou no Alentejo […]

A "boutique" da Aston Martin na reformulada Marina de Cascais

Central de Compras da CIMAC já movimenta 4,4 milhões de euros e ganha peso na gestão pública do Alentejo Central. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Central de compras da CIMAC movimenta 4,4 milhões no Alentejo Central







