Antunes declarou que "70% do nosso negócio está a ser posto em risco", enquanto Sousa advertiu que a indústria transformadora "vai ter de, provavelmente, deslocalizar produção e, portanto, a Europa vai perder postos de trabalho". A questão já motivou uma resposta a nível nacional, com a Associação Empresarial do Minho (AEMinho) a apresentar ao Ministro da Economia um plano de 400 milhões de euros para mitigar os impactos e proteger até 8.000 postos de trabalho.
UE Aumenta Tarifas sobre Aço, Ameaçando a Indústria Metalomecânica Portuguesa
A União Europeia implementou novas medidas protecionistas sobre as importações de aço e ligas de ferro, duplicando as tarifas e reduzindo as quotas isentas de taxas. Esta decisão, destinada a proteger a siderurgia europeia, gerou forte apreensão na indústria metalomecânica portuguesa, que alerta para o risco de perda de competitividade e deslocalização da produção. A Comissão Europeia formalizou a imposição de limites às importações, reduzindo as quotas de aço isentas de taxas em 47% para 18,3 milhões de toneladas anuais e duplicando a tarifa sobre o volume que excede essa quota de 25% para 50%. A medida, justificada como uma salvaguarda para uma "indústria estratégica" face às "crescentes pressões das importações" e ao excesso de capacidade global, foi recebida com duras críticas por parte dos setores transformadores. A indústria metalúrgica e metalomecânica, o maior setor exportador de Portugal, com vendas de 24 mil milhões de euros e 250 mil empregos, acusa Bruxelas de defender os interesses da siderurgia à custa das empresas transformadoras. Rafael Campos Pereira, vice-presidente da AIMMAP, afirmou que as empresas se tornam "reféns" da compra de matéria-prima mais cara, alertando: "Estamos a comprometer o futuro da indústria transformadora com base em medidas completamente irrealistas". Líderes empresariais como António Pedro Antunes, da Metalogalva, e Paulo Sousa, da Colep Packaging, ecoaram esta preocupação, alertando para o risco de deslocalização.



Artigos
9
A Universidade de Aveiro (UA), através da UACOOPERA, irá disponibilizar um leque alargado de horas de consultoria especializada destinadas a apoiar jovens empreendedores com ideias de negócio que necessitem de orientação para validar e implementar os seus projetos. No âmbito deste apoio, a UA irá disponibilizar um total de 240 horas de consultoria individualizada distribuir […] O conteúdo Universidade de Aveiro apoia empreendedores com horas de consultoria especializada aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

No final de novembro passado o desemprego caiu 5,4% no Alentejo, comparativamente com igual mês de 2024. Estavam registados nos Serviços de Emprego do Alentejo 16 107 indivíduos, menos 918 do que no mês homólogo de 2024, revela o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Face ao mês anterior (outubro) o desemprego aumentou no Alentejo […]

A "boutique" da Aston Martin na reformulada Marina de Cascais

Central de Compras da CIMAC já movimenta 4,4 milhões de euros e ganha peso na gestão pública do Alentejo Central. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Central de compras da CIMAC movimenta 4,4 milhões no Alentejo Central







