A medida ilustra como as políticas comerciais podem redefinir os planos de expansão global das empresas, forçando-as a procurar mercados alternativos.

O diretor-executivo da SEAT S.A., Markus Haupt, confirmou que “os planos de entrada da CUPRA nos EUA foram arquivados”. A decisão está diretamente ligada à imposição de novas tarifas de 15% sobre os veículos importados da União Europeia, uma barreira que já custou centenas de milhões de euros a várias marcas europeias. Em vez de enfrentar estes custos, a Cupra irá redirecionar a sua estratégia de crescimento para outras regiões.

Haupt indicou que o foco passará a ser o Médio Oriente, afirmando: “Temos muito feedback dessa região... esse é o próximo passo lógico”.

Mercados como a Turquia e o México também foram mencionados como prioritários.

Para suportar esta nova orientação, a empresa planeia expandir a sua gama com um novo modelo de topo, posicionado acima dos atuais Terramar e Tavascan, de modo a responder às exigências destes novos mercados. A decisão da Cupra de abandonar os seus planos para os EUA demonstra o impacto direto e imediato que as políticas tarifárias podem ter nas decisões de investimento e na estratégia de internacionalização das grandes empresas do setor automóvel.