A BMW enfrenta um desafio semelhante, alertando para o impacto das tarifas na sua operação europeia. A empresa alemã está sujeita a taxas elevadas na importação de veículos produzidos nos EUA para a Europa, uma vez que, segundo o seu diretor-executivo, Oliver Zipse, a União Europeia ainda não implementou a sua parte de um acordo comercial que prevê a redução de tarifas, ao contrário dos EUA. Adicionalmente, a BMW enfrenta tarifas de quase 31% sobre os veículos elétricos que produz na China, o que afeta a rentabilidade de modelos como os novos MINI elétricos. A preocupação estende-se a toda a cadeia de valor, com empresas de componentes como a TMG Automotive a antecipar que a sua nova fábrica nos EUA “poderá sair mais cara devido às tarifas de Trump”.
Indústria Automóvel Reage a Tarifas com Localização da Produção
O setor automóvel global tem sido um dos mais afetados pelas tensões comerciais e pela imposição de tarifas, forçando os fabricantes a repensar as suas cadeias de abastecimento e estratégias de produção. As tarifas impostas pela administração Trump à importação de automóveis estrangeiros são vistas como “um obstáculo significativo para todos os importadores para os Estados Unidos”, nas palavras de Jeremie Papin, diretor financeiro da Nissan. Para contornar estes custos, a Nissan está a adaptar-se através do “fornecimento duplo e de cadeias de fornecimento locais para componentes”, além de aumentar a sua produção local na América do Norte.



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