Um estudo promovido pela Crédito y Caución e pela Iberinform revelou que a "incerteza económica" e a redução das "margens comerciais" estão no topo das preocupações dos gestores. Especificamente, 14% das empresas apontam a "incerteza tarifária" como um dos principais desafios.
De forma mais concreta, o estudo indica que 27% das empresas, ou seja, uma em cada quatro, "assume estar a sofrer os efeitos da guerra comercial, em relação ao custo dos seus produtos".
Esta pressão sobre os custos resulta numa compressão das margens que afeta 12% do universo empresarial inquirido.
Perante este cenário, as associações empresariais, como a Associação Empresarial de Portugal (AEP), têm apelado à implementação de "políticas públicas adequadas" para apoiar os exportadores. A AEP sublinha a necessidade de um enquadramento que ajude as empresas a navegar num contexto de "tarifas aduaneiras" e "instabilidade geopolítica", reforçando a importância de uma estratégia nacional para mitigar os riscos e apoiar a diversificação de mercados.













