Um estudo recente promovido pela Crédito y Caución e pela Iberinform revela que uma percentagem significativa de empresas nacionais já sente os efeitos diretos da guerra comercial, que pressiona os custos e reduz as margens de lucro.
Segundo os dados, 14% das empresas identificam a "incerteza tarifária" como um dos seus principais desafios. De forma mais abrangente, 27% das organizações afirmam estar a sofrer os efeitos da guerra comercial, que se reflete no custo dos seus produtos.
A pressão sobre a rentabilidade é evidente, com 12% a reportar uma afetação direta das suas margens comerciais. Esta conjuntura está a forçar algumas empresas a repensar as suas cadeias de abastecimento, com 2% a afirmar que estão ativamente "à procura de novos parceiros comerciais para evitar o custo das tarifas".
Este problema agrava-se num contexto em que as empresas já enfrentam outros desafios significativos, como a redução geral das margens comerciais (apontada por 37%) e o aumento dos custos laborais (35%). A incerteza económica geral é a principal preocupação para 40% das empresas, sendo as políticas tarifárias um fator que agrava este sentimento de instabilidade e dificulta o planeamento a médio e longo prazo.














