UE Impõe Nova Taxa de 3 Euros sobre Encomendas de Comércio Eletrónico
A União Europeia aprovou a implementação de uma nova taxa aduaneira fixa de 3 euros sobre pequenas encomendas de comércio eletrónico com valor inferior a 150 euros, com entrada em vigor a partir de 1 de julho de 2026. Esta medida temporária visa combater a concorrência desleal e os riscos associados ao aumento massivo de importações de baixo valor, que beneficiam atualmente de uma isenção de direitos aduaneiros ao abrigo da regra "de minimis". A decisão, acordada pelos ministros das Finanças dos 27 Estados-Membros, surge como resposta à "avalanche" de importações, principalmente provenientes da China, através de plataformas como a Temu e a Shein, que, segundo a Comissão Europeia, atingiram 4.600 milhões de pacotes em 2024. A isenção atual não só cria uma desvantagem competitiva para os vendedores europeus, mas também dificulta o controlo alfandegário, abrindo a porta à entrada de produtos que não cumprem as normas de segurança e saúde da UE, além de fomentar a fraude e aumentar o impacto ambiental. A nova taxa será aplicada por tipo de artigo em cada remessa, com base nos códigos pautais, e abrangerá cerca de 93% de todos os fluxos de comércio eletrónico para o espaço europeu. Esta medida transitória vigorará até à aplicação de um regime permanente, previsto para 2028, que eliminará por completo o limiar de isenção, representando uma mudança estrutural na política comercial do bloco para o comércio digital.



Artigos
3
Já pode obter a sua Declaração de Situação Contributiva diretamente através da App Segurança Social. Trata-se de uma "declaração que comprova que não tem dívidas de contribuições à Segurança Social ou, caso existam, que se encontram a ser regularizadas".

As maiores quedas na bolsa portuguesa vão para a EDP Renováveis que desce 1,01% para os 11,78 euros, seguida pela EDP que quebra 0,80% para os 3,82 euros, e a Sonae que desliza 0,62% para os 1,61 euros.

A ryd, fintech que opera na Europa na área de pagamentos digitais no setor de mobilidade de veículos, trouxe mais uma inovação para Portugal. A fintech lançou o ryd Fleet no mercado português, uma solução que pretende transformar a forma como as empresas gerem as suas frotas. Através de uma plataforma 100% digital, a solução […] The post ryd Portugal e Espanha: “O novo ryd Fleet poderá representar uma parte significativa do crescimento em Portugal” appeared first on Forbes Portugal.

O conteúdo Concedido ilegalmente, dinheiro público utilizado para pagar multas, impostos e contribuições à Segurança Social aparece primeiro em Sete Jornal.






