Nesta nova fase, o Padre Tiago é enviado para uma pitoresca aldeia piscatória, um local onde a fé em Deus foi substituída pela crença nas previsões de uma vidente carismática e sem escrúpulos, Mirolha, interpretada por Soraia Chaves.

A sua principal missão é restaurar a fé na comunidade e trazê-la de volta à igreja, que se encontra envolta em mistério e abandonada. A tarefa revela-se hercúlea, pois, para além da concorrência da vidente, Tiago tem de lidar com um leque de personagens caricatas: um noivo abandonado no altar que é alvo de chacota, um sacristão, Moisés (Frederico Amaral), que descobre o amor e a tragédia, e a sua própria mãe, Isabel (Sofia Sá da Bandeira), que se envolve num negócio duvidoso de almofadas biomagnéticas.

A série mantém o seu tom de comédia leve, explorando o choque entre a pureza e o idealismo do protagonista e a complexidade e os vícios da natureza humana.

Com um elenco que inclui também nomes como Joaquim Nicolau e Luísa Ortigoso, a segunda temporada de "Salto de Fé" aprofunda as provações do Padre Tiago, testando a sua fé e a sua incapacidade de mentir num mundo que parece prosperar no engano.