O sucesso do canal tem sido largamente atribuído ao desempenho de programas-chave, com especial destaque para o 'Big Brother Verão' e os seus momentos de maior impacto mediático. Os relatórios diários de audiências demonstram um padrão claro de domínio por parte da estação de Queluz de Baixo. Numa terça-feira, a TVI alcançou uma quota de mercado de 17,9%, enquanto a SIC registou 13,1% e a RTP1 8,9%. Noutros dias, a liderança manteve-se, ainda que com margens mais reduzidas, como numa segunda-feira (14,4% para a TVI contra 13,7% da SIC) e num domingo (13,9% para a TVI face a 13,1% da SIC).
Os artigos estabelecem uma ligação direta entre estes resultados e os acontecimentos no seu principal reality show.
Um dos textos refere explicitamente que a “expulsão de Bruno de Carvalho do Big Brother e entrevista ao bombeiro Dudu embalam TVI para a liderança das audiências”, sublinhando que o diretor-geral, José Eduardo Moniz, “tem motivos para sorrir graças aos desenvolvimentos no reality show”. Esta estratégia de programação, focada em criar e capitalizar eventos de grande repercussão, tem-se revelado eficaz para manter o canal no topo das preferências dos telespetadores portugueses.