Discovery anunciou um reforço das medidas contra a partilha de contas na plataforma HBO Max, uma política que afetará diretamente os utilizadores portugueses. A partir de setembro, a empresa pretende implementar um sistema mais assertivo para limitar o uso de uma subscrição a um único agregado familiar. De acordo com JB Perrette, responsável pela divisão de streaming da empresa, os utilizadores que desejem partilhar a sua conta com alguém fora da sua residência terão de pagar uma “taxa adicional”. Esta opção permitirá adicionar um “utilizador extra”, que terá acesso a uma conta separada, com perfil e palavra-passe próprios.
Para detetar utilizações indevidas, o sistema irá recorrer a dados como o “endereço IP, identificadores dos dispositivos e padrões de atividade da conta”.
Esta medida alinha a HBO Max com outras gigantes do streaming, como a Netflix e a Disney, que já adotaram políticas semelhantes e, segundo os artigos, registaram aumentos significativos no número de assinantes e nas receitas como resultado.
Embora a nova política represente uma mudança formal e mais assertiva, um dos artigos ressalva que, na prática, as limitações de partilha de outras plataformas “ainda não são sentidas pela maioria dos utilizadores portugueses”.