Este período marca uma viragem significativa na "guerra das audiências" que tem caracterizado o mercado mediático nacional, quebrando um ciclo de domínio de Paço de Arcos. A estação de Queluz de Baixo somou, pelo menos, cinco vitórias seguidas, uma arrancada que começou no domingo, 10 de agosto, com 13,9% de share contra 13,1% da SIC. A tendência de subida manteve-se ao longo da semana, com a TVI a registar 14,4% na segunda-feira, a atingir um pico de 17,9% na terça-feira, e a manter a liderança com 14,0% na quarta-feira e 13,7% na quinta-feira.

Este sucesso é atribuído em grande parte à programação estratégica do canal, nomeadamente aos desenvolvimentos de grande impacto no reality show 'Big Brother Verão'. A expulsão de Bruno de Carvalho e a subsequente entrevista com o concorrente Eduardo Ferreira, herdeiro de Marco Paulo, foram momentos televisivos que captaram a atenção do público e impulsionaram os resultados do canal.

Esta recuperação da TVI assinala uma nova fase de competitividade no setor, forçando a SIC a reavaliar a sua grelha para reconquistar a preferência dos telespectadores e demonstrando a volatilidade das audiências num mercado cada vez mais fragmentado.