As nomeações abrangem tanto a rádio como a televisão.
Na categoria de música áudio, foram selecionados dois documentários da Antena 3: o primeiro episódio do podcast "Homem Temporariamente Só", de Luís Oliveira e Raquel Morão Lopes, dedicado aos 70 anos de Rui Reininho, e o documentário "Raio-X ao Homem dos Mil Dedos", de Miguel Soares, sobre o mestre da guitarra portuguesa Carlos Paredes. Na categoria de ficção em vídeo, foi nomeado o primeiro episódio da série "O Americano", realizada por Ivo M. Ferreira. A série retrata a história verídica dos irmãos Cavaco e de um grupo de criminosos que espalhou o terror no Algarve com uma série de assaltos a bancos.
Os Prémios Europa foram criados em 1987 pelo Parlamento Europeu, pela Comissão Europeia e pela Fundação Cultural Europeia, com o objetivo de estimular a qualidade da produção audiovisual num continente em constante mudança. Os vencedores da edição deste ano serão anunciados em outubro, numa cerimónia em Berlim.
Estas nomeações representam um importante selo de qualidade para as produções da RTP, validando a sua aposta em conteúdos originais e culturalmente relevantes a nível europeu.