A série, ambientada em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial, representa uma das grandes apostas da ficção nacional da estação pública para a nova temporada televisiva. A narrativa decorre em 1942, quando Portugal era um “oásis da espionagem europeia”.
A trama centra-se em sete espias recrutadas pelo MI6 com a missão de descobrir o posicionamento de submarinos alemães e enganar os nazis sobre os planos dos Aliados.
A sinopse oficial promete uma história de “segredos, raptos, chantagem e, acima de tudo, a luta pela sobrevivência”, onde as protagonistas “vão mudar o rumo da guerra e da História”.
O regresso de Daniela Ruah a uma produção portuguesa, após 14 anos a protagonizar “Investigação Criminal: Los Angeles” nos Estados Unidos, é um dos maiores atrativos do projeto.
A série destaca-se ainda por um “elenco feminino de luxo”, que inclui nomes como Maria João Bastos, Madalena Almeida, Ana Vilela da Costa, Lúcia Moniz, Gabriela Barros e Kelly Bailey. Realizada por João Maia e com filmagens na Figueira da Foz, “Espias” é um projeto ambicioso que explora um período fascinante da história portuguesa, combinando factos históricos com a ficção de espionagem.