RTP aposta em ficção de época com a estreia de "Espias"
A RTP1 reforça a sua aposta na ficção nacional de qualidade com a estreia de "Espias", um thriller de espionagem ambientado em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial. A série, que conta com um elenco de luxo encabeçado por Daniela Ruah, Maria João Bastos e Kelly Bailey, estreou a 8 de setembro e promete desvendar os segredos de um país oficialmente neutro, mas central no conflito global. A produção da Ukbar Filmes explora o papel de Portugal como um "oásis da espionagem europeia", onde uma rede de sete espias recrutadas pelo MI6 britânico tem como missão descobrir o posicionamento dos submarinos alemães e iludir os nazis. A narrativa destaca-se por colocar um grupo de mulheres no centro da ação, num género habitualmente dominado por figuras masculinas, conferindo-lhes o protagonismo na guerra secreta que se desenrolava em locais como Lisboa e a Figueira da Foz. A série, inspirada em "eventos reais de 1942 a 1945 e nas vidas de notáveis espiões como Popov, Garbo ou Brutus", funde factos históricos, como o comércio de volfrâmio por Salazar, com uma trama ficcional densa. A sua ambição internacional é sublinhada pela coprodução com a Polónia e pela seleção para o Berlinale Series Market, um mercado paralelo ao Festival de Cinema de Berlim, que visa promover produções com elevado potencial de mercado. Com uma realização partilhada entre João Maia e Laura Seixas, "Espias" é elogiada pela sua consistência estética e rigor de reconstituição, consolidando a linha de ficção histórica da RTP.



Artigos
6
Rogério Alves, Paulo Saragoça da Matta e Luís Rosa fazem uma consoada antecipada e oferecem livros e filmes relacionados com a área da Justiça.

O destaque do Palácio dos Condes de Anadia não se deve apenas à sua imponência - é à sua volta que se desenvolve a Cidade de Mangualde.

Tinham este nome curioso, ao jeito de metáfora da infância do autor, mas eram apenas as estrelas cadentes, vistas nas noites de verão, antigamente chamadas “de pastor” pelos miúdos.

O lado mais sombrio da época natalícia está a chegar à televisão. A 24 e 25 de dezembro, pelas 18h15, o canal AMC Crime vai exibir “Ho, Ho, Homicídios”, uma série documental que revela assassinatos, mistérios e casos reais que ocorreram em plena época festiva. Ao longo de 12 episódios, exibidos em blocos de seis […] O conteúdo Natal não é só felicidade. Nova série da TV relata os crimes mais macabros da época aparece primeiro em NiT.


