
RTP aposta em ficção de época com a estreia de "Espias"
A RTP1 reforça a sua aposta na ficção nacional de qualidade com a estreia de "Espias", um thriller de espionagem ambientado em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial. A série, que conta com um elenco de luxo encabeçado por Daniela Ruah, Maria João Bastos e Kelly Bailey, estreou a 8 de setembro e promete desvendar os segredos de um país oficialmente neutro, mas central no conflito global. A produção da Ukbar Filmes explora o papel de Portugal como um "oásis da espionagem europeia", onde uma rede de sete espias recrutadas pelo MI6 britânico tem como missão descobrir o posicionamento dos submarinos alemães e iludir os nazis. A narrativa destaca-se por colocar um grupo de mulheres no centro da ação, num género habitualmente dominado por figuras masculinas, conferindo-lhes o protagonismo na guerra secreta que se desenrolava em locais como Lisboa e a Figueira da Foz. A série, inspirada em "eventos reais de 1942 a 1945 e nas vidas de notáveis espiões como Popov, Garbo ou Brutus", funde factos históricos, como o comércio de volfrâmio por Salazar, com uma trama ficcional densa. A sua ambição internacional é sublinhada pela coprodução com a Polónia e pela seleção para o Berlinale Series Market, um mercado paralelo ao Festival de Cinema de Berlim, que visa promover produções com elevado potencial de mercado. Com uma realização partilhada entre João Maia e Laura Seixas, "Espias" é elogiada pela sua consistência estética e rigor de reconstituição, consolidando a linha de ficção histórica da RTP.



Artigos
6





Cultura e Entretenimento
Ver mais
Ciclo de conferências no CCB reflete sobre tempos de desinformação
O filósofo António de Castro Caeiro vai conduzir um ciclo de dez conferências dedicado ao tema "A verdade da mentira", a partir de 09 de outubro, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, anunciou hoje a instituição.

Candidaturas abertas para prémio de teatro Mário Rui Gonçalves em VFX
Câmara de Vila Franca de Xira tem abertas candidaturas para a edição deste ano do prémio que vale 2.500 euros a grupos de teatro da Área Metropolitana de Lisboa.

Arruda dos Vinhos convida a descobrir o seu património vínico com programa de brunch e provas
A iniciativa - de Outubro a Dezembro - é promovida pelo Município de Arruda dos Vinhos em parceria com os produtores locais.

Trigosas Fest: quando os moradores de um bairro se unem em prol de uma causa comum
A segunda edição do Trigosas Fest decorreu na urbanização Quinta das Trigosas num ambiente de alegria e boa-disposição. Os dias 12 e 13 de Setembro foram marcados pelo convívio entre moradores, diversão, muita música, comida e bebida.