A cerimónia ficou também marcada por momentos históricos, como a premiação do ator mais jovem de sempre, e por discursos com forte cariz político.

A minissérie da Netflix, "Adolescência", que explora o impacto das redes sociais nos jovens, foi a grande dominadora da sua categoria, arrecadando oito troféus, incluindo Melhor Minissérie, Melhor Ator para Stephen Graham e Melhor Ator Secundário para Owen Cooper.

Aos 15 anos, Cooper tornou-se o ator mais jovem de sempre a receber uma estatueta, afirmando no seu discurso: "Esta noite prova que se vocês ouvirem, se focarem e pisarem fora da vossa zona de conforto, podem conseguir tudo na vida". Na categoria de comédia, "The Studio" (Apple TV+), uma sátira sobre os bastidores de Hollywood, foi a grande vencedora com 13 prémios, incluindo Melhor Série de Comédia e Melhor Ator para o seu criador e protagonista, Seth Rogen. Na principal categoria da noite, "The Pitt" (HBO Max), um drama médico, triunfou como Melhor Série Dramática, garantindo também o prémio de Melhor Ator a Noah Wyle.

A cerimónia não esteve isenta de momentos políticos.

Hannah Einbinder, vencedora de Melhor Atriz Secundária em Comédia por "Hacks", terminou o seu discurso com um apelo que foi parcialmente censurado na transmissão: "Que se lixe o ICE, libertem a Palestina".

Outro momento de destaque foi a vitória de "The Late Show with Stephen Colbert" como Melhor Talk Show, recebendo uma ovação de pé, especialmente significativo dado o recente anúncio do seu cancelamento pela CBS.