A Globo, gigante da produção de telenovelas, está a adaptar-se às novas formas de consumo de conteúdo com o desenvolvimento de produções filmadas especificamente em formato vertical, para serem vistas no telemóvel. Esta inovação segue o sucesso de aplicações como a ReelShort, que popularizou micro-dramas com episódios curtos, como a série brasileira 'A Vida Secreta do Meu Marido Bilionário', que acumulou mais de 200 milhões de visualizações. Com esta aposta, a estação brasileira pretende criar histórias com episódios de apenas dois a três minutos, desenhadas para um consumo rápido e dinâmico, em plataformas como o TikTok e a sua própria aplicação de streaming, a Globoplay.
Já este ano, estão previstos dois lançamentos exclusivos.
Um dos projetos, intitulado 'Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário', será protagonizado pela estrela da música sertaneja Gustavo Mioto, que se estreia na representação.
A outra produção contará com a influencer e ex-concorrente do 'Big Brother Brasil' Jade Picon no papel de vilã, e terá no elenco nomes consagrados como Lília Cabral.
Julia Rueff, diretora da Globoplay, explicou que a iniciativa representa “uma nova forma de emocionar, envolver e acompanhar o público em todos os momentos do dia”.
Esta estratégia demonstra um reconhecimento claro da mudança de paradigma no consumo de media, onde o telemóvel se tornou o ecrã principal para muitos espectadores.
Ao investir em formatos mais curtos e verticais, a Globo procura não só rejuvenescer a sua audiência, mas também explorar novos modelos de negócio e narrativa adaptados à era digital.
Em resumoA Globo está a desenvolver telenovelas em formato vertical, com episódios de dois a três minutos, para serem consumidas em telemóveis. Esta aposta, inspirada pelo sucesso de micro-dramas em aplicações como a ReelShort, visa adaptar o formato tradicional da novela aos novos hábitos de consumo digital e atrair um público mais jovem.