A apresentação oficial do novo canal e dos novos estúdios de informação está agendada para o dia 9 de outubro, com o arranque das emissões previsto para o dia 12, logo após a cobertura das eleições autárquicas.
Segundo fontes próximas da direção de Informação, liderada por Vítor Gonçalves, as mudanças implementadas "serão profundas".
A renovação inclui uma nova linha gráfica, cenários modernizados e idênticos nos estúdios de Lisboa e do Porto, e a introdução de novos programas, apresentadores e comentadores. Entre as novidades programáticas, destaca-se a criação de uma rubrica dedicada ao "fact-checking", com um foco especial nas redes sociais, visando dotar os espectadores de ferramentas para a literacia mediática. Esta estratégia surge num contexto de resultados de audiência modestos para a RTP3, que, segundo dados da GfK, registava uma quota de mercado de apenas 1,2%, posicionando-se atrás dos seus principais concorrentes no cabo, como a CNN Portugal (2,2%), a SIC Notícias (1,8%) e o canal Now (1,8%).
A transformação em RTP Notícias representa, assim, uma aposta estratégica da televisão pública para reforçar a sua competitividade, modernizar a sua linguagem e reafirmar a sua posição como uma referência no jornalismo em Portugal.













