Baseada nos contos "Tales of Dunk and Egg" de George R. R. Martin, a narrativa decorre cerca de um século antes dos eventos da série original e centra-se na amizade improvável entre Ser Duncan the Tall, um cavaleiro errante interpretado por Peter Claffey, e o seu jovem escudeiro, Egg, interpretado por Dexter Sol Ansell.

Segundo o showrunner Ira Parker, a produção procurou transmitir uma sensação "mais próxima e realista", focando-se na "dureza da vida de cavaleiro".

O próprio autor, George R. R. Martin, que participa como produtor executivo, confirmou que a série será "mais curta e com um tom diferente".

Uma das decisões criativas mais simbólicas que reflete esta abordagem mais contida é a ausência da icónica sequência de abertura grandiosa e da banda sonora de Ramin Djawadi, uma escolha deliberada para espelhar a simplicidade da personagem principal. Com uma primeira temporada de seis episódios, a série pretende explorar o quotidiano das pessoas comuns de Westeros, oferecendo uma nova perspetiva sobre o aclamado universo de fantasia.