O episódio final focou-se na redenção, na justiça e em novos começos, encerrando um ciclo de sucesso para a ficção do canal de Paço de Arcos. O final da trama trouxe consequências severas para a grande vilã, Helena, interpretada por Ana Padrão, que, após anos de intrigas, foi condenada a 25 anos de prisão e terminou imobilizada numa cadeira de rodas, pagando assim pelos seus crimes. Em contrapartida, uma das personagens centrais, Tomás (Lourenço Ortigão), optou por um caminho de redenção, decidindo internar-se numa clínica de reabilitação para superar os seus problemas.

Os momentos da sua despedida do filho e da irmã foram destacados nos artigos como particularmente emotivos.

Outras personagens também encontraram os seus desfechos, como Maria, que assume a guarda do neto após uma morte trágica, e o casal Soraia e Quim, que reata o casamento.

O final de "A Promessa" é um evento relevante no panorama televisivo nacional, pois encerra uma das principais armas da SIC na acesa competição pelas audiências do horário nobre contra a sua principal rival, a TVI, abrindo caminho para uma nova fase na grelha de programação do canal.