A apresentação do formato estará a cargo de Maria Botelho Moniz, e a estreia deverá ocorrer logo após o final da atual edição da 'Casa dos Segredos'.

A estação de Queluz de Baixo parece apostar numa estratégia de nostalgia, resgatando um formato que marcou os anos 2000, mas com uma nova roupagem e, ao que tudo indica, um elenco composto por figuras mediáticas. Segundo a revista Nova Gente, a TVI está a convidar nomes de peso, com especial foco em ex-concorrentes de outros reality shows que se destacaram recentemente, como Catarina Miranda e Bernardo Sousa. A escolha destes nomes sugere uma tentativa de capitalizar a popularidade e o potencial para gerar controvérsia que estes participantes demonstraram em formatos anteriores, com o objetivo de "incendiar a nova edição do programa".

José Eduardo Moniz, diretor-geral da TVI, confirmou a aposta no formato, inserindo-a numa estratégia mais ampla que inclui também o remake da novela 'Ninguém Como Tu'. O regresso da '1ª Companhia' representa uma aposta forte da TVI no entretenimento para os próximos meses, combinando um formato familiar com personalidades conhecidas do grande público para garantir audiências e discussão mediática.