A RTP1, no entanto, destacou-se pelo crescimento, impulsionada por transmissões de futebol, num cenário de competição acirrada entre os canais generalistas, que torna o mês de dezembro decisivo para determinar o canal mais visto do ano. De acordo com os dados, a estação do grupo Media Capital registou um share de 15,5%, terminando o mês com uma vantagem de 1,5 pontos percentuais sobre a SIC, que obteve 14%.

A TVI demonstrou um domínio consistente, somando 25 vitórias diárias ao longo do mês.

Por sua vez, a RTP1 foi o canal que mais cresceu, alcançando um share de 12%, um aumento de 0,7 pontos percentuais em relação a outubro. Este desempenho foi em grande parte atribuído a eventos desportivos, com o jogo de futebol "Irlanda vs Portugal", para a qualificação do Mundial 2026, a sagrar-se o programa mais visto do mês.

A análise por faixas horárias revela que a TVI venceu a maior parte do dia, embora a SIC tenha segurado o período das 12h às 14h e a RTP1 tenha recuperado a liderança entre as 18h e as 20h.

No segmento de cabo, a CMTV manteve a sua habitual liderança, enquanto a CNN Portugal se aproximou da SIC Notícias, com os canais a terminarem o mês separados por apenas uma décima (2,4% vs 2,3%).